C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

terça-feira, 19 de abril de 2011

Velho Testamento - Livros Históricos - Livro Josué


SEÇÃO B – Históricos

1.      Josué
Nome.  Josué
Significado do Nome:  O livro de Josué recebe o seu nome do personagem central da narrativa que, como sucessor de Moisés, liderou o povo de Israel na conquista da Terra prometida.  O nome Hebraico Joshua (Yehosua) significa O Senhor é salvação.  A forma hebraica abreviada de Joshua (Yesua) é Jesus, na língua grega. 
Tema:  É um livro de vitória. Israel agora está pronto para tomar posse de Canaã e cumprir sua missão de testemunha às nações quanto à sua unidade, e de defensor da Palavra e da Lei de Deus.
            Josué é o livro da vitória e da posse.  Apresenta-se o quadro de Israel, anteriormente rebelde, agora transformado num exército disciplinado de guerreiros, subjugando nações, que lhes eram superiores em número e poder.  O segredo de seu êxito não é difícil de conhecer – “o SENHOR ... lutou por Israel” ( 10.42).          
Autor:  Tradicionalmente, os judeus atribuem a autoria do livro a Josué.  Contudo reconhecem que existe evidência de contribuições posteriores ao texto conforme encontrado na forma atual, como, por exemplo, o registro da morte de Josué (24.29-33).
Palavra – chave:  Conquista. (Tomando a fidelidade de Deus como pensamento central, poderíamos fazer um resumo da mensagem de Josué nas palavras de 21.45: “ De todas as boas promessas do SENHOR à nação de Israel, nenhuma delas falhou; todas se cumpriram”.)
Versículo – chave: “O senhor teu Deus está contigo, por onde quer que andares ” (Js. 1.9)
Número de capítulos:  24 capítulos
Em que grupo se insere:  Históricos.
Datas aproximadas em que se passaram os fatos do livro:  Desde a morte de Moisés até a morte de Josué, cobre um período de 24 anos, de 1451 a 1427 a.C.
Breve esboço do Livro: 
I.                    A entrada na terra (caps. 1-5)
II.                 A terra subjugada  (Caps. 6-12)
III.               A terra dividida  (Caps. 13-22)
IV.              A despedida de Josué (caps. 23 e 24)

Nenhum comentário:

Postar um comentário