C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

sábado, 9 de julho de 2011

EM CRISTO FOMOS FEITOS PARA RECOMEÇAR !!!

Lucas 23:39-43

               A mensagem da Cruz é a maior símbolo do amor de Deus para com a humanidade, amor autruista, amor incondicional, amor independente, amor espontâneo, amor voluntário, amor gracioso, amor bondoso. Na teologia paulina é tido como seu âmago esse amor através da cruz vazia e vazada. Paulo assim consegue atingir uma profundidade doutrinaria e teológica que nenhum dos discípulos foi possível alcançar. Quando Paulo fala da da morte de Cristo, maximiza o sacrifício da Cruz de tal forma, que ele aborda com sendo um sacrifício propciatório, vicário, expiatório e substitutivo. Esse sacrifício da Cruz foi a evidencia tanto para trazer benefício para  eternidade, tanto como trazer beneficio para o tempo presente.
               O ladrão na cruz reconheceu em Jesus algo diferente. Reconheceu ao seu lado a esperança para algo melhor, uma possibilidade de recomeçar. Ninguém pode voltar e criar um novo início, mas todo mundo pode começar hoje e criar um novo final!
               Os discípulos se apegaram firmemente á esperança do estabelecimento do reino de Deus dentro de um breve período de tempo.  Haviam argumentado sobre quem teria a posição mais elevada no Reino (mt. 18.1), e a mãe de dois de seus discípulos procurou influenciar Jesus a dar aos seus filhos lugares preferenciais no Reino vindouro (mc 10:37 e Mt. 20:21).  Após a Páscoa, perguntaram a Jesus: "Senhor, restaurarás tu neste tempo o Reino a Israel....     terminarei depois....  com muito sono...

CAPELANIA NA PRAÇA COM ESPERANÇA

Venho com muita alegria comunicar a parceria firmada na manhã desse sábado (09jul2011) entre a CAHERJ -capelaniaRJ e o Projeto Esperança na Praça (praça da  Cruz Vermelha RJ) com o objetivo de ampliar o atendimento a moradores de rua daquela região como também assistir a demanda de pacientes e cuidadores dos Hospitais do Bairro ( IASERJ, INCA I, INTO). 
     A primeira ação dessa parceria foi definir data para o primeiro treinamento na capacitação de voluntários.  

     CURSO DE CAPELANIA PÓS ALTA MÉDICA - Preparando a Igreja para o cuidado de enfermos em domicilio.  O curso tem a formatação com palestras, dinâmica de grupo e vidas, visando fortalecer a identidade missionária da Igreja local.  
Como objetivo visa a capacitação da Igreja para atuar como equipe de apoio pastoral para visitas domiciliares aos enfermos, tanto das Igrejas, como dos hospitais de sua região, dando-lhes atendimento espiritual, emocional e social.

Local: auditório do Projeto Esperança na Praça
Endereço, praça da Cruz Vermelha, 42 Centro - RJ
conato:  Igor Nogueira <insers@r7.com> 
Tels.: 21-8690-0466  /  21-9100-6846
Dia: 24 setembro de 2011 Horário: 09 as 17 hs
Valor: R$ 35,00 (trinta e cinco reais)



Miss. Washington Campello
Capelão Hospitalar Evangélico

sexta-feira, 8 de julho de 2011

Quem é Você de Verdade?

‘...Ele… colocou de lado as suas vestes...’  João 13:4-5

Quem é Você de Verdade?

Você se preocupa pensando que se as pessoas conhecessem o seu verdadeiro ‘eu’ elas não gostariam de você? Ou que se você baixasse a guarda seria deixado ao léu? Se você cresceu nos anos 60, você deve se lembrar da música ‘Eleanor Rigby’. Ela fala sobre o isolamento que impomos a nós mesmos quando tentamos nos misturar à multidão. Ela fala sobre o ‘rosto que guardamos em uma jarra ao lado da porta’. Tentar parecer ‘normal’ todo dia pode ser desgastante. A Bíblia diz que Jesus ‘colocou de lado as suas vestes… para lavar os pés dos discípulos. Ele estava disposto a ser transparente e deixar que eles vissem quem Ele realmente era. Um autor escreveu: “Preciso lhe dizer – depois de jogar futebol e de passar horas em vestiários com cheiro de mofo – é muito mais fácil se despir quando os outros estão se despindo, do que entrar em uma sala de reunião de diretoria e se despir. Isto seria verdade ainda que a sala do escritório estivesse cheia com os mesmos homens com quem você faz ginástica. Não se trata de quem eles sejam, mas acontece que a sua zona de conforto é destruída quando você sente que é o único que está nu. Jesus ensinou uma lição poderosa. Ele se levantou do jantar e começou a se despir diante dos homens que ainda estavam totalmente vestidos. O nosso problema é… que não queremos ser vistos como o único que tem problemas e necessidades. Mas o medo de ser diferente pode trancafiar você em uma prisão de fingimento. Jesus deu um passo que poucos ousariam dar. Ele deixou de lado as suas vestes (sua imagem) diante daqueles que havia se esforçado para inspirar. O verdadeiro ministério começa no instante em que paramos de tentar impressionar uns aos outros e dizemos “Este é quem eu realmente sou!”


United Christian Broadcasters Brasil
 "A Palavra Para Hoje" - Deus quer falar com você hoje!
http://www.palavraparahoje.com.br/

Discípulos do amor

 
Discípulos do amor
O tema do amor cristão me parece um desafio em dois andares: o da ortodoxia, em cima, e o da “ortopraxia”, no térreo.

No andar de cima, encontro o ensinamento de Jesus e de seus apóstolos, inspiradores e desafiadores. Nesse âmbito, ouço Jesus dizer que seremos reconhecidos como seus discípulos se tivermos amor uns pelos outros (Jo 13.35); ouço Paulo orar por nós, para que, pela fé, tenhamos raízes e alicerces no amor (Ef 3.17); ou então João, a dizer que aquele que não ama não sabe nada de Deus (1Jo 4).

No andar de baixo, encontro o desafio da prática desse mandamento de Jesus, acrescido do entendimento apostólico de que fazer discípulos significa também ensinar a amar (Mt 28.19). Nas palavras de René Padilla: “Efetivamente, a experiência do amor de Cristo, que segundo Paulo ‘excede todo entendimento’, só é possível ‘com todos os santos’. Só é possível na igreja, ‘a família de Deus’, onde os discípulos aprendem a amar...”.

O discípulo de Cristo precisa conhecer o que seu mestre espera dele. Para isso, observa as palavras e atitudes do mestre. Considera o que os apóstolos ensinaram e como eles vivenciaram o ensino e o exemplo que Cristo lhes deu. Por outro lado, o “discípulo do amor” precisa manifestar em sua vida comunitária esse sinal, essa marca da nova vida que recebeu do Espírito Santo.

Eis o desafio dialético: precisamos aprender e ensinar a amar -- nos dois andares! Não basta abrir a Bíblia e aprender sobre o amor. O ensino fica incompleto. É preciso coerência com o térreo, com a “ortopraxia”: a prática correta; uma escada ligando os dois andares.

Surge, assim, a questão inevitável: como se aprende a amar? Minha resposta: no andar de cima, obedecendo; ou seja, sem considerar as emoções (se gosta ou não). Apenas amando: abençoando, fazendo o bem, permitindo o bem, ensejando o bem a amigos e a inimigos. Já no andar de baixo, aprende-se a amar “sendo amado”. Sim, é uma dimensão passiva da pedagogia divina. É aqui, me parece, que a experiência do amor de Cristo “excede todo entendimento”. É onde aprendo sobre a graça e o afeto, sobre a segurança que o amor de Deus traz, sobre a incrível sensação de ser amado, apesar de ser conhecido como realmente sou.

Que conflito! Meu maior “sonho” é ao mesmo tempo meu maior “temor: ser conhecido”. Na transparência (que advém da proximidade e que permite a comunhão) posso encontrar descanso e paz. Entretanto, posso encontrar, também, rejeição. O temor é que, quando descobrirem meus defeitos, passem a me odiar.

Porém, João nos exorta a, pela fé, vencermos nossos medos e aprendermos, com sabedoria e oração, a “andar na luz”. As palavras que ele usa para “luz” são: verdade, confissão, perdão e purificação (1Jo 1.1-10).

-- Transparência? Confessar tudo? Na minha igreja? Me colocam na rua! Talvez nos falte um pouco do andar de baixo.

Procuram-se “mestres do amor”: gente que aprendeu a amar porque foi muito amada -- apesar do seu pecado. Incondicionalmente, portanto. Oferecem-se “discípulos do amor”: gente desconfiada, que não crê mais nisso -- mas que está disposta a tentar uma última vez.

Nota
1. A formação de discípulos, Ultimato, janeiro/fevereiro de 2011.

Rubem Amorese é consultor legislativo no Senado Federal e presbítero na Igreja Presbiteriana do Planalto, em Brasília. É autor de, entre outros, Louvor, Adoração e Liturgia e Fábrica de Missionários -- nem leigos, nem santos.
ruben@amorese.com.br