C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

sexta-feira, 16 de março de 2012

CAPACITAÇÃO PARA CUIDADORES DE IDOSOS - CEPE

O Centro de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) realizará a capacitação para cuidadores de idosos em duas turmas de 40 pessoas, nos dias 21 ou 31 de março, ambos das 8h às 17h. O curso é voltado a familiares, acompanhantes de idosos, agentes comunitários de saúde, profissionais de saúde e pessoas interessadas no tema.




A capacitação abordará os seguintes temas: envelhecimento da população e saúde do idoso, riscos e prevenção de quedas, casa segura, cuidados de higiene, mudanças de posição do idoso, cuidados com a alimentação, alimentação saudável, cuidados com os medicamentos e benefícios e direitos do idoso.



O Centro é um projeto da Secretaria de Estado de Saúde do Rio de Janeiro, gerenciado pelo Instituto Vital Brazil, que tem como objetivo realizar avaliação interdisciplinar dos idosos, promover o envelhecimento saudável e ser um ambiente de debates e formação voltada para a saúde do idoso com perspectiva de melhorar a qualidade de vida dessas pessoas.



O Cepe fica na Rua Padre Leonel Franca, 248, Gávea. Informações e inscrições pelo telefone 9983-0422 (Dianne) ou pelo e-mail cepe.ivb@gmail.com Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .


http://www.saude.rj.gov.br/imprensa-noticias/10195-centro-do-envelhecimento-comeca-atividades-com-simposio-aberto-ao-publico

Nessa quarta-feira, dia 7 de março, o Centro de Estudo e Pesquisa do Envelhecimento (Cepe) começou as suas atividades com o simpósio "Metas e desafios na saúde do idoso", que aconteceu no auditório da Fundação Planetário, na Gávea, ao lado de onde funcionará o Centro. A programação aborda assuntos como "Como está o idoso no Brasil e no mundo?"; "O papel da pesquisa na saúde" e "Os problemas em geriatria e gerontologia".




"Espero buscar conhecimento sobre o que está sendo feito e pensado no Rio sobre o idoso", disse Vinícius Fragoso, do Programa de Atenção Domiciliar do Idoso, da Secretaria de Saúde. A aluna de Medicina da Unigranrio, Fernanda Fernandes, compareceu ao evento para buscar informações sobre geriatria. "Pretendo fazer residência na área e me inscrevi no evento para saber como está o avanço das pesquisas desta área no Rio de Janeiro", contou.



Quem não conseguiu estar presente ao evento, pôde acompanhar a transmissão do simpósio ao vivo pelo site do Instituto Vital Brazil (http://www.aplicanet.com.br/Eventos/evento.html).



O Cepe tem a finalidade de ser um espaço de discussão de temas relacionados ao envelhecimento e capacitar profissionais e cuidadores envolvidos na atenção ao idoso por meio de debates, cursos e seminários abertos ao público. O Centro de Estudos e Pesquisa do Envelhecimento é uma iniciativa pioneira no sentido de procurar conhecer melhor a realidade da saúde do idoso no Rio de Janeiro. Os estudos possibilitarão novas propostas de políticas públicas voltadas para o cidadão idoso e a capacitação dos profissionais de saúde e outras categorias profissionais em cuidados geriátricos e gerontológicos.



Com o envelhecimento populacional, o aumento de doenças crônicas não transmissíveis resulta em comprometimento da independência dos idosos, o que gera enormes custos pessoais, familiares e financeiros.



O próximo simpósio será no dia 9 de março, sexta-feira, com o tema "Discriminação por idade". As inscrições já estão encerradas, mas o evento também será transmitido ao vivo pela internet.