C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

sábado, 2 de abril de 2011

“Senhor, eis-me aqui, envia-me a mim”

         Oro ao Pai Celestial  clamando por consolo sobre nossas vidas, que possamos de fatos conhecer seu cuidado.  Deus é a fonte, e o doador de todo tipo de encorajamento e ajuda (Sl 103.2-5,13).
 
  Washington Campello
Capelão Hospitalar Evangélico

Acordando no meio da noite para orar pelos amigos(as) e irmãos(ãs),  pelos que passam por dores e perdas.  Familiares enfermos, conhecidos internados, outros que sofrem pela distancia da pessoa amada devidos as catástrofes em nosso mundo, os encarcerados longe da família
É confortador saber que é possível depender de Deus em todas as circunstâncias, incluindo no meio de nossas aflições,sofrimentos, angustias e dificuldades que aparecem em nossa caminhada. Somos consolados e ao mesmo tempo encorajados e continuar em sua dependência. 

Viver consiste deparar com nossos mais terríveis medos.  Cecilia Meireles relata com muita propriedade:
"Tu tens um medo:
Acabar.
Não vês que acabas todo o dia.
Que morres no amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que te renovas todo o dia.
No amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que és sempre outro.
Que és sempre o mesmo.
Que morrerás por idades imensas.
Até não teres medo de morrer.

E então serás eterno."

     Continuamos no caminhar sabendo que passaremos pelos mais diversos obstáculos e dificuldades.  Em alguns momentos acreditamos na possibilidade de não experimentar a dor no viver. Desejamos não sofrer.  Francisco Octaviano nos lembrar que:

"Quem passou a vida em brancas nuvens
E em plácido repouso adormeceu,
Quem não sentiu o frio da desgraça,
Quem passou pela vida e não sofreu
Foi espectro de homem, não foi homem,
Só passou pela vida, não viveu."

O interessante que sou impulsionado pelo Espírito Santo a encorajar os outros mesmo vivendo também em meio as  aflições e dificuldades. Vemos ao nosso redor muitos sofrendo e padecendo.  Somente Deus para nos ajudar e nos encorajar para  ajudar e encorajar aos outros.  Assim entendo que o Pai deseja que tornemos canais do que dEle recebemos para outros ajudar, tantos carecendo desesperadamente de ajuda e auxilio. É através da oração que é possível prestar essa ajuda.   Deus nos mostra que não devemos reter o que dEle temos recebido. Somos constantemente provados nas mais difíceis situações, mas Deus esta sempre junto a nós e assim devemos estar ao lado dos que também estão sendo provados.

Deparamo-nos com nossos medos, nossos bloqueios que paralisam nossas ações. Na busca do evitar o sofrimento, sentimos medo.  "O sofrimento é uma grande força que nos impele, que pode ser de uma maneira brusca ou lenta".  No entanto é confortador saber que não estamos sozinhos. 

Berkhof retrata a solidão Jesus: Visto que ele pisou sozinho o lagar, a sua solidão só tinha que ser deprimente e o seu senso de responsabilidade, e esmagador. (BERKHOF, Louis. ibid, 2009, p.310)

"O sofrimento é mais tolerável se não tivermos de atravessá-lo sozinho" 

     "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo.” (I João 4:18)

"Meus irmãos, tende por motivo de grande alegria o serdes submetidos a múltiplas provações, pois sabeis que a vossa fé, bem provada, leva à perseverança". (Tg 1,2-3)

Jesus em seu ministério vivenciou a angustia e o sofrimento, como nós podemos desejar viver sem sofrer? Em Mateus 26 relata que Jesus:

“Começou a entristecer-se e angustiar-se” (v. 37).
“A minha alma está profundamente triste até a morte” (v.38)
Jesus solicitou companhia aos seus discípulos (v.38)
Alguns detalhes dos textos paralelos a este relatam que:
Jesus estava tomado de pavor e angústia (Mc. 14.33)
Jesus estava em agonia (Lc. 22.44)


Berkhof, em sua Teologia Sistemática diz o seguinte sobre Jesus:
Foi uma vida de servo, a do Senhor dos Exércitos, a vida do único ser humano sem pecado, na companhia diária de pecadores, e a vida do Santo num mundo amaldiçoado pelo pecado. O caminho da obediência foi para ele, ao mesmo tempo um caminho de sofrimento. Ele sofreu com repetidas investidas de Satanás, como o ódio e a incredulidade de seu povo, e com a perseguição de seus inimigos.  (BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática, 2009, p.310)

Jesus demonstra profundo desejo de fazer a vontade do Pai   “E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres” (Mc. 14.36).

     “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só. Mas, se morre, produz muito fruto.” (Jo 12, 24).  Estas palavras de Jesus revelam o segredo da vida.
     Em um momento em minha vida levantei a minha mão após um apelo e concordei com o versículo  (Isaías 6.8).  “Senhor, eis-me aqui, envia-me a mim”.   Da mesma forma que Isaias primeiramente foi purificado e confessou seus pecados, faço eu também. 
Assim me submeto ao controlo do Senhor sobre o meu viver.