C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Idosos ganham centro de referência no Rio de Janeiro

http://www.ipmaracana.com.br/artigos/espaco-da-3o-idade/421-idosos-ganham-centro-de-referencia-no-rio-de-janeiro.html


Sáb, 25 de Setembro de 2010 00:59
abrigo-bom-samaritanoFoi inaugurado, em Nova Iguaçu, no Rio de Janeiro, no último dia 29 de junho, o Centro Bom Samaritano para a Terceira Idade. Numa iniciativa das igrejas locais, o local está equipado para atender a 100 idosos em situação de vulnerabilidade. Além disso, o Centro ainda se propõe a prestar atendimento diário ambulatorial para outros 50 idosos, incluindo refeições, atividades recreativas, físicas, sociais e culturais.
A iniciativa conta com o apoio da Confederação Nacional de Homens Presbiterianos (CNPH) e será dirigida pelo reverendo Isaías Maciel, ex-presidente da CNPH.
Na tarde do dia da inauguração estiveram presentes várias autoridades, civis, militares e eclesiásticas, entre elas o governador do estado Rio de Janeiro, Sérgio Cabral. Pregou, na ocasião, o reverendo Guilhermino Cunha, pastor da IP do Rio de Janeiro.
Em email enviado ao Brasil Presbiteriano o atual presidente da CNPH, presbítero Paulo Daflon, conclama as igrejas, principalmente as do Rio de Janeiro, e os homens presbiterianos a contribuírem para a manutenção da obra: "Considero este mais um desafio para o trabalho masculino e para toda a nossa IPB, mas principalmente para as IPBs do Rio de Janeiro. Peço o apoio dos presidentes de sinodais, federações e UPHs bem como a todos os secretários de ação social para que se envolvam e participem ativamente desta ação". Para saber mais sobre o Centro Bom Samaritano para a Terceira Idade, entre em contato com o Pb. Paulo Daflon. Os telefones dele são (021) 2662-2216 e o (021) 9775-4822.
FONTE: Brasil Pesbiteriano.
Centro para idosos é inaugurado em Nova Iguaçu

Foi inaugurado, nesta terça-feira, Centro Bom Samaritano para Terceira Idade - unidade assistencial Professor Dr. Mário Antonio Sayeg, no bairro Califórnia, em Nova Iguaçu. O local vai abrigar 100 idosos e tem capacidade para atender diarimante outros 50 pacientes ambulatoriais, no chamado Centro de Convivência.
O objetivo da unidade é modificar o conceito de asilo e, com um amplo espaco, oferecer também atividades culturais e educacionais, como aulas de artesanato e de informática. Os idosos terão acesso gratuito a consultas médicas, de fisioterapia, fonoaudiologia, psicologia e orientações sobre cuidados com a alimentação.
O encaminhamento dos idosos será feito por meio de instituições ligadas a Secretaria Estadual de Assistência Social.
O governador Sérgio Cabral esteve presente à cerimônia de abertura do Centro. Ele considerou o local o início de um novo padrão de atendimento e que deve servir de exemplo para todos os municípios.


Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/rio/centro-para-idosos-inaugurado-em-nova-iguacu-370053.html#ixzz1bkVYpIin


-------------------------------------------------------------------------------

LAR DA TERCEIRA IDADE

30 de Junho de 2010


A população idosa da Baixada Fluminense poderá contar em breve com os serviços do Centro Bom Samaritano para a Terceira Idade  - Unidade Assistencial Prof. Dr. Mário Antônio Sayeg. A instituição já foi inaugurada em Nova Iguaçu, e oferecerá moradia e atendimento médico, além de atividades recreativas para os idosos. Trata-se de uma parceira entre o governo do estado,  a Associação Amor e Vida, e a Igreja Presbiteriana.
Dona de uma pensão em Nova Iguaçu, Euridice Teixeira, de 81 anos, aprovou o centro:

- O espaço é ótimo! Isso aqui vai ser muito útil. As pessoas de mais idade sempre precisam de médico -  comenta Euridice, também moradora da região.
A aposentada Maria Lúcia Salgado, de 74 anos, mora em Nova Iguaçu e pretende contar com os serviços médicos do Centro Bom Samaritano.

- É muito reconfortante saber que tem esse centro para quando eu e meu companheiro precisarmos -  conta ela, que sofre de osteosporose e diabetes e não tem plano de saúde. -  Além disso, esse lugar parece que vai funcionar muito bem. Depois vou voltar aqui para conhecer melhor todas as atividades que o centro vai oferecer.

O Centro Bom Samaritano tem capacidade para receber 100 idosos para moradia e oferecerá atendimento de clínica médica, geriatria e fisioterapia. Além disso, o espaço contará com um centro de conveniência com capacidade para receber mais 50 idosos diariamente, e que oferecerá atividades de educação física, sociais e culturais, como uma lan-house com instrutores, que ajudará a promover a inclusão digital na terceira idade. Os idosos poderão contar ainda com nutricionistas, psicólogos, pedagogos e assistentes sociais.

- Esse centro marca um novo padrão de atuação na área de assistência e atendimento à terceira idade - destacou o governador Sérgio Cabral, presente à inauguração do centro, na terça-feira, dia 29 de junho.

A previsão é de que o novo centro comece a funcionar em agosto.