C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

quinta-feira, 25 de abril de 2013

Uma carta para as filhas...






Olá minhas lindas!

    Não tenho conseguido criar oportunidade para um olá com vocês. Uma grande dificuldade que tenho tentado superar. Claro que nossos horários têm muitos conflitos, meu horário de trabalho na empresa e também meus compromisso na capelania e na Igreja. Do lado de vocês horário de faculdade, compromissos sociais (são muitos) e agora horários de trabalho de vocês.  Interessante que algumas vezes ficamos algum dia sem nos encontrar dentro de casa.  Isso sem falar no horário da mamãe que voltou a trabalhar.  É natural ficar adiando esse nosso encontro, pois os problemas vão surgindo e crescendo dia a dia.

       Tenho andado muito preocupado com vocês, as duas quase na mesma época saindo de um rompimento de relacionamento de namoro. Muita tristeza, muita dor de cotovelo, muita vontade de ficar sozinho. Tenho me mantido 'afastado' tentando sinalizar que estou por perto. Sei que é natural uma inclinação para procurar a mamãe nessas horas, até por que os 'dois' se tornaram como filhos para mim. Companheiros de futebol, companheiros no auxilio de alguns deveres em casa (computador, instalação de equipamentos eletrônicos e etc.), companheiros de pizza, companheiros de papo de homem em casa, pois sou único entre vocês em casa. Com eles houve uma igualdade numérica.

      Quero que saiba amo e tenho orgulho de vocês.  Tenham certeza que sempre estarei ao lado de vocês sempre.  

       Fiquem certas que não julgarei suas escolhas, pois exercito a consciência em respeitar suas escolhas e decisões.  Sabemos através da leitura bíblica que somos passíveis em sofrer as conseqüências de nossas escolhas. Posso não concordar com algumas atitudes e opções por vocês tomadas, mas estarei ao lado das duas sempre para ajudá-las a caminharem com as conseqüências que recaia sobre suas vidas.

       Outra coisa somos também direcionados pelo Espírito Santo e orientados pela leitura bíblica que devemos perdoar sempre.  Por isso peço perdão por minhas reações e posturas que tenha magoado vocês.  Sei que não sou perfeito, mas tenho ciência de meu dever em amá-las sempre.  Sou uma pessoa que sigo os ensinos de Jesus como único caminho para alcançar a paz e bem estar com as pessoas.  Amar ao próximo é um alvo e ideal a ser alcançado por mim.  Sei que o amor em sua plenitude está em nós, em nossa essência de vida, tendo visto que somos filho de Deus, Ele sim é amor Absoluto.  Procuro desenvolver esse potencial divino dia-dia, para que a nossa razão e instinto não nos leve a permanecermos em um viver tomado pelo orgulho ou no egoísmo.  É comum ouvir das pessoas a expressão: - eu amo a minha família!  Mas sabemos que nem todos os familiares se amam.  
Nossa família pode não ser o que achamos como ideal, mas sei que nos amamos de verdade.

        Em palestras e estudos que tenho feito, costumo dizer que normalmente as pessoas desejam amar o próximo querendo  que outro o faça feliz,  tornando da maneira que é idealizado por quem se predispõe a amar, ou seja, queremos que o outro tenha os nossos ideais e a nossas convicções e as nossas verdades.  O fato é que normalmente não sabemos amar o próximo e nem amarmos a nós mesmo.

         A verdadeira maneira de amar alguém seria respeitar e aceitar as diferenças pessoais de cada pessoa, e ter o desejo de ver sempre o outro feliz e contribuir para essa felicidade.  Em nosso convívio familiar dia-dia seria o lugar adequado para exercitamos de maneira continua e constante o ato de amar.  Tenho como alvo para o meu viver amar a todos com desprendimento, sem exigir nada em troca, pois somos orientados pela palavra de Deus que amar é um exercício de permanente de renuncia, em que viveremos humildemente visando o bem estar do próximo.  Na Bíblia encontramos, " melhor dar do que receber..." " O muito se pedirá a quem muito foi dado (fala de Jesus). “. 

     A diversidade não é algo bem aceito por nós, mas sabe-se que quanto mais diferentes são as pessoas de nós, maior é o beneficio na relação entre elas, isso porque são as diferenças de cada pessoa que nos leva ao amadurecimento como indivíduos regenerados pelo sangue de Jesus, pois a igualdade ente pessoas de certa forma facilita a convivência, mas nunca levará alguém ao crescimento como é proposto por Deus para cada filho seu, isso pela acomodação ao bem-estar dessa relação.  Quanto mais difícil amar alguém diferente de nós, ira nos levar uma busca permanente do controle (domínio próprio) de nossas reações e atitudes negativas que não agradam a Deus.

 Bem, quero dizer que amo muito minhas filhas, amo muito vocês!   Peço sempre a Deus por nossa família, por nossa segurança, por livramentos diários, por nossa salvação em Jesus. Continuarei buscando sempre aprender amar a cada um de vocês da maneira que Jesus nos orienta, com ajuda e auxilio divino conseguirei ser o pai, o amigo que cada uma de vocês necessita e precisam.   Desejo estar sempre ao lado de vocês duas, mesmo que as conseqüências de suas escolhas sejam difíceis, caminharemos juntos como família sustentada e renovada no Senhor a cada dia.  Sabemos que Deus perdoa e esquece nossos pecados e através desse perdão somos considerados novas criaturas (branco como a neve). 

     Que possamos entregar o cada dia nosso caminho ao Senhor, tenhamos a coragem de viver na dependência divina e sempre renovados na esperança e certeza que Deus tem o melhor para cada um.

    Bom um pouquinho de Bíblia:

"Nenhum dos que esperam em ti ficará decepcionado; decepcionados ficarão aqueles que, sem motivo, agem traiçoeiramente". (Salmo 25.3)

"Mas agora, Senhor, que hei de esperar? Minha esperança está em ti". (Salmo39. 7)

"Por que você está assim tão triste, ó minha alma? Por que está assim tão perturbada dentro de mim? Ponha a sua esperança em Deus! Pois ainda o louvarei; ele é o meu Salvador e o meu Deus". (Salmo 46.11)

"O Senhor se agrada dos que o temem, dos que colocam sua esperança no seu amor leal". (Salmo 147.11)

"Sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu" (/Romanos 5.3b-5).

"Sabemos que Deus age em todas as coisas para o bem daqueles que o amam, dos que foram chamados de acordo com o seu propósito”. (Romanos 8.28)

"Alegrem-se na esperança, sejam pacientes na tribulação, perseverem na oração". (Romanos 12.12)

"Se é somente para esta vida que temos esperança em Cristo, somos de todos os homens, os mais dignos de compaixão". (1Coríntios 15.19)

"Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo! Conforme a sua grande misericórdia, ele nos regenerou para uma esperança viva, por meio da ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, para uma herança que jamais poderá perecer macular-se ou perder o seu valor. Herança guardada nos céus para vocês que, mediante a fé, são protegidos pelo poder de Deus até chegar à salvação prestes a ser revelada no último tempo". (1Pedro 1.3-5)

"Amados, agora somos filhos de Deus, e ainda não se manifestou o que havemos de ser, mas sabemos que, quando ele se manifestar, seremos semelhantes a ele, pois o veremos como ele é. Todo aquele que nele tem esta esperança purifica-se a si mesmo, assim como ele é puro". (1João 3.2-3)


Beijos, amo vocês!

papai


DICAS PARA ELABORAÇÃO DA LISTA DE CONVIDADOS DE UM CASAMENTO.


DICAS PARA ELABORAÇÃO DA LISTA DE CONVIDADOS DE UM CASAMENTO.

Como é difícil trilhar o caminho minado que é a lista de convidados de uma festa de casamento

Inicialmente existe a vontade de convidar todos os conhecidos, mas é necessário primeiramente definir o perfil da festa, uma pequena celebração para familiares e amigos íntimos ou uma grande festança com todos os conhecidos.  Essencial definir em conjunto fazer uma contagem de familiares e amigos. Interessante analisar impossibilidade de comparecimento de alguns convidados em relação a data escolhida.

Uma boa postura entre o casal é acordar uma igualdade em relação à quantidade de convidados para cada um.  Não havendo essa igualdade na cota de convidados,  compensar a diferença a favor do outro. Uma simulação; em uma recepção de 200 convidados há uma sinalização de 100 convidados para cada uma. Se um definir 80 convidados o outro teria uma disponibilidade (bônus) de 20 convidados ‘extra’.
 
Antes de o casal concluir uma definição do total de convidados, existe uma necessidade de considerar uma possível existência de outra lista de convidados. Os pais dos noivos provavelmente têm suas listas de convidados, criando assim uma árdua negociação para o casal exercer o direito de veta algumas pessoas, necessária muita sensibilidade dos noivos.

Outro ponto importante antes da definição final da lista de convidados é a definição do local da festa, pois é analisada a capacidade de acomodação do espaço. Com uma boa orientação o casal é informado que a oferta de lugares é sempre maior que a lista de convidados. Um exemplo, 200 convidados, necessário disponibilidade de 10% a mais de lugares. Isso significa que teremos, por exemplo, 22 mesas com dez lugares disponibilizando 220 lugares.  Isso devido a possibilidade de haver sobrando 1 ou 2 lugares em cada mesa devido possíveis dificuldades da acomodação dos convidados. Próximo passo seria definir dentro do universo dos convidados  aqueles que não podem ser esquecidos e aqueles que não são essenciais.   Pode-se usar alguns critérios para fazer uma revisão na lista como, alguém que não tenha mantido contato com mais de seis meses, quais dos amigos solteiros com ou sem par,  amigos com menos de um ano de convívio social.

Leva-se em consideração o percentual de convidados impossibilitados em comparecer, assim cria-se uma oportunidade em arriscar estender número de convidados acima da acomodação confortável do salão.  Lembrando sempre a necessidade do serviço de confirmação dos convidados para uma administração ideal.


Deve haver um critério definido em relação à participação ou não dos filhos dos convidados.  Considera-se que crianças acima de 12 anos são contadas como convidado normal.

E finalmente em relação ao grupo amigos de trabalho, um bom critério é dar uma atenção para aqueles que os noivos tenham um bom relacionamento  (socializar) dentro e fora do ambiente de trabalho. Independente da seleção, bom não deixar de fora o ‘chefinho’.

Boa sorte!

Washington Campello
Bacharel em Teologia
Comerciante - Eventos
www.toutefacon.com.br