C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

sábado, 2 de abril de 2011

“Senhor, eis-me aqui, envia-me a mim”

         Oro ao Pai Celestial  clamando por consolo sobre nossas vidas, que possamos de fatos conhecer seu cuidado.  Deus é a fonte, e o doador de todo tipo de encorajamento e ajuda (Sl 103.2-5,13).
 
  Washington Campello
Capelão Hospitalar Evangélico

Acordando no meio da noite para orar pelos amigos(as) e irmãos(ãs),  pelos que passam por dores e perdas.  Familiares enfermos, conhecidos internados, outros que sofrem pela distancia da pessoa amada devidos as catástrofes em nosso mundo, os encarcerados longe da família
É confortador saber que é possível depender de Deus em todas as circunstâncias, incluindo no meio de nossas aflições,sofrimentos, angustias e dificuldades que aparecem em nossa caminhada. Somos consolados e ao mesmo tempo encorajados e continuar em sua dependência. 

Viver consiste deparar com nossos mais terríveis medos.  Cecilia Meireles relata com muita propriedade:
"Tu tens um medo:
Acabar.
Não vês que acabas todo o dia.
Que morres no amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que te renovas todo o dia.
No amor.
Na tristeza.
Na dúvida.
No desejo.
Que és sempre outro.
Que és sempre o mesmo.
Que morrerás por idades imensas.
Até não teres medo de morrer.

E então serás eterno."

     Continuamos no caminhar sabendo que passaremos pelos mais diversos obstáculos e dificuldades.  Em alguns momentos acreditamos na possibilidade de não experimentar a dor no viver. Desejamos não sofrer.  Francisco Octaviano nos lembrar que:

"Quem passou a vida em brancas nuvens
E em plácido repouso adormeceu,
Quem não sentiu o frio da desgraça,
Quem passou pela vida e não sofreu
Foi espectro de homem, não foi homem,
Só passou pela vida, não viveu."

O interessante que sou impulsionado pelo Espírito Santo a encorajar os outros mesmo vivendo também em meio as  aflições e dificuldades. Vemos ao nosso redor muitos sofrendo e padecendo.  Somente Deus para nos ajudar e nos encorajar para  ajudar e encorajar aos outros.  Assim entendo que o Pai deseja que tornemos canais do que dEle recebemos para outros ajudar, tantos carecendo desesperadamente de ajuda e auxilio. É através da oração que é possível prestar essa ajuda.   Deus nos mostra que não devemos reter o que dEle temos recebido. Somos constantemente provados nas mais difíceis situações, mas Deus esta sempre junto a nós e assim devemos estar ao lado dos que também estão sendo provados.

Deparamo-nos com nossos medos, nossos bloqueios que paralisam nossas ações. Na busca do evitar o sofrimento, sentimos medo.  "O sofrimento é uma grande força que nos impele, que pode ser de uma maneira brusca ou lenta".  No entanto é confortador saber que não estamos sozinhos. 

Berkhof retrata a solidão Jesus: Visto que ele pisou sozinho o lagar, a sua solidão só tinha que ser deprimente e o seu senso de responsabilidade, e esmagador. (BERKHOF, Louis. ibid, 2009, p.310)

"O sofrimento é mais tolerável se não tivermos de atravessá-lo sozinho" 

     "No amor não existe medo; antes, o perfeito amor lança fora o medo.” (I João 4:18)

"Meus irmãos, tende por motivo de grande alegria o serdes submetidos a múltiplas provações, pois sabeis que a vossa fé, bem provada, leva à perseverança". (Tg 1,2-3)

Jesus em seu ministério vivenciou a angustia e o sofrimento, como nós podemos desejar viver sem sofrer? Em Mateus 26 relata que Jesus:

“Começou a entristecer-se e angustiar-se” (v. 37).
“A minha alma está profundamente triste até a morte” (v.38)
Jesus solicitou companhia aos seus discípulos (v.38)
Alguns detalhes dos textos paralelos a este relatam que:
Jesus estava tomado de pavor e angústia (Mc. 14.33)
Jesus estava em agonia (Lc. 22.44)


Berkhof, em sua Teologia Sistemática diz o seguinte sobre Jesus:
Foi uma vida de servo, a do Senhor dos Exércitos, a vida do único ser humano sem pecado, na companhia diária de pecadores, e a vida do Santo num mundo amaldiçoado pelo pecado. O caminho da obediência foi para ele, ao mesmo tempo um caminho de sofrimento. Ele sofreu com repetidas investidas de Satanás, como o ódio e a incredulidade de seu povo, e com a perseguição de seus inimigos.  (BERKHOF, Louis. Teologia Sistemática, 2009, p.310)

Jesus demonstra profundo desejo de fazer a vontade do Pai   “E dizia: Aba, Pai, tudo te é possível; passa de mim este cálice; contudo, não seja o que eu quero, e sim o que tu queres” (Mc. 14.36).

     “Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele fica só. Mas, se morre, produz muito fruto.” (Jo 12, 24).  Estas palavras de Jesus revelam o segredo da vida.
     Em um momento em minha vida levantei a minha mão após um apelo e concordei com o versículo  (Isaías 6.8).  “Senhor, eis-me aqui, envia-me a mim”.   Da mesma forma que Isaias primeiramente foi purificado e confessou seus pecados, faço eu também. 
Assim me submeto ao controlo do Senhor sobre o meu viver.

6 comentários:

  1. tomando gosto por escrever e aprendendo postar no blog.

    ResponderExcluir
  2. email recebido em 3 de Abril de 2011

    Ola irmão Washigton
    Seu email me fez muito bem ,muito rico em conteúdo .
    Estou distante , passando algum tempo com minha filha aquí na França, mas aquece o coração saber que faço parte do Corpo de Cristo num país tão árido espiritualmente .
    Deus lhe abençoe e lhe de perseverança nesse importante ministerio virtual .
    Fraternalmente
    Regina

    ResponderExcluir
  3. Ótimo!
    Eu tenho orado sempre para que Deus me use da melhor forma possível, e que ele me capacite para ser melhor usado em sua obra.
    Tenho o desejo de trabalhar com pessoas,ajudar,me tornar um condutor de almas ao evangelho, seje de que forma for.
    O trabalho do Pr. Eduardo Bispo me toca bastante, desde que o ouvi pela primeira vez no samit.Esta visão que ele tem e trabalha da igreja para fora, alem dos muros das portas não só para os não crentes mais também para os irmão na fé.
    É por este motivo que eu tenho orado para me tornar um dedinho de Jesus aqui neste mundo.

    JOEL ALMEIDA

    ResponderExcluir
  4. Obrigada, primo.

    Pelas palavras de conforto que Deus lhe deu esse dom da palavra e graças a Deus temos voce sempre por perto mesmo a distãncia está sempre presente em nosso coração, aliás todos voces sempre consideramos e amamos muito.
    Continue sempre essa pessoa maravilhosa e ter dom doar seu tempo a essas pessoas que voce nem conhece, ams tem um coração muito bom, com certeza será recompensado por tudo que voce está fazendo, fique com Deus.

    Bjoka a todos. Ana Campelo

    ResponderExcluir
  5. Caro Washington:

    Obrigado pela mensagem.
    Ele sempre renova as nossas forças valendo-se de outros servos preciosos, como você.
    Um dia abençoado na presença so Senhor.
    Abraços,

    Neander

    ResponderExcluir
  6. Obrigado meu querido irmão! Esta carta chegou no momento em que estava precisando ouvir algo que me confortasse o coração. Servir a Deus e tentar andar em seus passos é muito difícil, pois somos maltratados, muitas das vêzes por aqueles a quem mais amamos e isto nos desmotiva a sair e ajudar os outros. Ontem, estava meditando se valeria a pena continuar a caminhar nos passos de Jesus, com minhas pernas tortas e desajeitadas do pecado. Ser sempre transparente, digno, amoroso, cortez, ser sempre luz, para quem viveu nas trevas do pecado. Como é difícil, consolar ao invés de ser consolado. Obrigado pela carta. Neste momento muitas lágrimas estão caindo de meus olhos, mas tenho certeza de que Deus, através do irmão me enviou esta carta, para me dizer: "Estou aqui, atento as suas necessidades e sempre pronto para enxugar as suas lágrimas". Deus te abençoe e te guarde, faça resprandecer o seu rosto sobre ti e dê sempre a paz. Obrigado!
    AROLDO NERY

    ResponderExcluir