C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

quinta-feira, 25 de abril de 2013

DICAS PARA ELABORAÇÃO DA LISTA DE CONVIDADOS DE UM CASAMENTO.


DICAS PARA ELABORAÇÃO DA LISTA DE CONVIDADOS DE UM CASAMENTO.

Como é difícil trilhar o caminho minado que é a lista de convidados de uma festa de casamento

Inicialmente existe a vontade de convidar todos os conhecidos, mas é necessário primeiramente definir o perfil da festa, uma pequena celebração para familiares e amigos íntimos ou uma grande festança com todos os conhecidos.  Essencial definir em conjunto fazer uma contagem de familiares e amigos. Interessante analisar impossibilidade de comparecimento de alguns convidados em relação a data escolhida.

Uma boa postura entre o casal é acordar uma igualdade em relação à quantidade de convidados para cada um.  Não havendo essa igualdade na cota de convidados,  compensar a diferença a favor do outro. Uma simulação; em uma recepção de 200 convidados há uma sinalização de 100 convidados para cada uma. Se um definir 80 convidados o outro teria uma disponibilidade (bônus) de 20 convidados ‘extra’.
 
Antes de o casal concluir uma definição do total de convidados, existe uma necessidade de considerar uma possível existência de outra lista de convidados. Os pais dos noivos provavelmente têm suas listas de convidados, criando assim uma árdua negociação para o casal exercer o direito de veta algumas pessoas, necessária muita sensibilidade dos noivos.

Outro ponto importante antes da definição final da lista de convidados é a definição do local da festa, pois é analisada a capacidade de acomodação do espaço. Com uma boa orientação o casal é informado que a oferta de lugares é sempre maior que a lista de convidados. Um exemplo, 200 convidados, necessário disponibilidade de 10% a mais de lugares. Isso significa que teremos, por exemplo, 22 mesas com dez lugares disponibilizando 220 lugares.  Isso devido a possibilidade de haver sobrando 1 ou 2 lugares em cada mesa devido possíveis dificuldades da acomodação dos convidados. Próximo passo seria definir dentro do universo dos convidados  aqueles que não podem ser esquecidos e aqueles que não são essenciais.   Pode-se usar alguns critérios para fazer uma revisão na lista como, alguém que não tenha mantido contato com mais de seis meses, quais dos amigos solteiros com ou sem par,  amigos com menos de um ano de convívio social.

Leva-se em consideração o percentual de convidados impossibilitados em comparecer, assim cria-se uma oportunidade em arriscar estender número de convidados acima da acomodação confortável do salão.  Lembrando sempre a necessidade do serviço de confirmação dos convidados para uma administração ideal.


Deve haver um critério definido em relação à participação ou não dos filhos dos convidados.  Considera-se que crianças acima de 12 anos são contadas como convidado normal.

E finalmente em relação ao grupo amigos de trabalho, um bom critério é dar uma atenção para aqueles que os noivos tenham um bom relacionamento  (socializar) dentro e fora do ambiente de trabalho. Independente da seleção, bom não deixar de fora o ‘chefinho’.

Boa sorte!

Washington Campello
Bacharel em Teologia
Comerciante - Eventos
www.toutefacon.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário