C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

DEUS É BOM SEMPRE!!!!

Bom amigos,

    vocês tem acompanhado nosso caminhar por "vales de ossos secos" e sou grato a Deus por suas orações em favor a nossa familia. Saiba que são de muita importância para nos manter renovados a cada dia.  Como nós, há outras familias que também passam por momentos difíceis, saúde, finanças, familiar, relacionamentos e tantos outros problemas.  Somos orientados que "nesse mundo encontraríamos aflições e que deveríamos ter bom ânimo". É no Evangelho de João que encontramos no versículo 33 do capítulo 16, que aliás é o próprio Mestre de fala: "Tenho vos dito isso, par que em mim tenhais paz, no mundo tereis aflições, mas tende com ânimo; eu venci o mundo."   Deveríamos estar 'ligados' ou preparados para as aflições desse 'mundo', e dificulta ainda mais nossa perspectiva quando Jesus diz haver possibilidade de paz nesses momentos. Certo que somente nEle encontraremos essa paz.  sabemos que somente com uma vida de 'comunhão' ou conhecimento dEle haveremos de conseguir ter PAZ.  Mas somos de fato abalados e estremecidos quando há turbulência. Falta-nos Fé para permanecermos convictos em nosso caminhar. Não é confortável imaginar a respeito da possibilidade que somos passíveis de sofrimento nessa caminhada, não deveríamos ficar surpresos pois vivemos em um mundo caído e habitado por pecadores. Piora tudo quando nos relacionamos com pessoas que sofrem, não sabemos bem como assistir, pois não temos 
em nós mesmos respostas para o sofrimento humano. Até por que vendo o sofrimento no outro reproduzimos em nós a possibilidade de também sofrer. 
     Na Bíblia encontramos muitos textos que aborda questões do sofrimento, no entanto como não é algo 'interessante' sempre somos levados para textos de vitória e prosperidade. Complica ainda mais um pouquinho quando somos levados a querer compreender sobre a soberania divina e sem falar nos propósitos divinos em nossa caminhada (em nosso viver).  Deus é soberano sobre tudo e todos, até mesmo o sofrimento. Deveríamos em vez de alimentar questionamentos sobre Deus em relação ao sofrimento, experimentar Deus no sofrimento. (Êx 4:11; 1 Sm 2:2-7; Dn 4:34-35:Pv16:9; Sl 60:3 Is 45-7).
     Encontramos também na Bíblia que Deus é bom. Apesar de ser difícil compreender, Deus através de sua bondade está junto em nossas dores. ( Sl25.7-8; 34:8-10; 33:5; 100:5; 136; 145:4-9).   Veremos que o propósito de Deus em nosso viver em meio ao sofrimento, seja para nossa redenção, seja como uma ferramenta divina usada para operar Seu propósito redentor em nós ( Rom 8:17; 2 Co 1:3-6: Fp 2:5-9; Tg 1:2-8; 5:10-11).
Razões para o sofrimento: viver no mundo caido, a nossa natureza carnal, sofremos por causa de outros contra nós (preconceito e ataques pessoais), o inimigo de nossas almas e também pelo bom propósito divino ( Quem permitiu (autorizou) o sofrimento de JÓ ?).  Vivemos não para nossa glória pessoal e sim para Glorificar a Deus.  Nessa vida somos 'Embaixadores do Rei', uma frase que resume a vida de um cristão é essa ' não vivo eu, mas Cristo vive em mim (Apóstolo Paulo em sua carta aos Gálatas).  Como capelão hospitalar, sei perfeitamente que sou um 'sofredor' que foi chamado por Deus para ministrar a outras pessoas que sofrem (ainda aprendendo), devemos nos identificar com os que sofrem. Aprendo tendo como exemplo o Mestre, o maior capelão, o maravilhoso Conselheiro em passagens como Hb 2:10-12: " Ao levar muitos filhos à glória, convinha que Deus, por causa de quem e por meio de quem tudo existe, tornasse perfeito, mediante o sofrimento, o autor da salvação deles.  Ora, tanto o que santifica quanto os que são santificados provêm de um só. Por isso Jesus não se envergonha de chamá-los irmãos. Ele diz: 'Proclamarei o teu nome a meus irmãos; na assembléia te louvarei".   Nessa passagem vemos Cristo se identificando conosco, estamos na mesma familia, uma identidade compartilhada. Estamos com Cristo na família daqueles que sofrem. " A essencia de nossa irmandade com Cristo e com outras pessoas é o sofrimento".

   DEUS É BOM SEMPRE!!!!

Segunda carta de Paulo a igreja em  Corinto: "Bendito seja o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdia e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiverem em qualquer angustia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus.  Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo.  Mas, se somos atribulados, é para o vosso conforto e salvação; se somos confortados, é também para o vosso conforto, o qual se torna eficaz, suportando vós com paciência os mesmos sofrimentos que nós também padecemos. A nossa esperança a respeito de vós está firme, sabendo que, como sois participantes dos sofrimentos, assim o sereis da consolação.  Porque não queremos, irmãos, que ignoreis a natureza da tribulação que nos sobreveio na Ásia, porquanto foia cima das nossas forças, a ponto de desesperarmos até da própria vida. Contudo, já em nós mesmos, tivemos a sentença de morte, para que não confiemos em nós, e sim em Deus que ressucita os mortos; o qual nos livrou e livrará de tão grande morte; quem temos esperado que ainda continuará a livrar-nos, ajudando-nos também vós, com as vossas orações a nosso favor, para que, por muitos, sejam dadas graças a nosso respeito, pelo beneficio que nos foi concedido por meio de muitos." ( 2 Co 1.3-11)

Nenhum comentário:

Postar um comentário