C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Levando o amor de Cristo aos enfermos e necessitados

Capelania Hospitalar

Levando o amor de Cristo aos enfermos e necessitados

Ana Cleide Pacheco

Atuar nos hospitais levando o amor de Deus, Seu consolo e alívio num momento de dor. Esta é a principal missão da Capelania Hospitalar, que, através de gestos de solidariedade e compaixão, tem levado a Palavra de Deus não só aos pacientes, mas também aos seus familiares, sem esquecer ainda dos profissionais de saúde, tantas vezes vivendo situações de estresse ou mesmo passando por momentos difíceis. Os capelãos respeitam a religião de cada paciente sem impor nada, apenas levando a Palavra àqueles que desejarem.

De acordo com a capelã Valéria Cristina Henriques, trata-se de um trabalho gratificante. "É uma responsabilidade muito grande, pois assim como podemos ser bênção na vida do outro, podemos ser maldição também. Se passarmos ao doente a idéia de culpa – muitos entendem que a enfermidade é um forte indício de pecado oculto – ele pode se afastar ainda mais de Deus... Mas eu amo o que faço e é muito gratificante, apesar de partilhar de tanta dor e sofrimento".

Para Valéria, é um ministério com pontos positivos e negativos. Segundo ela, o saldo positivo é ver a transformação na vida das pessoas que descobrem o amor de Deus, Seu consolo verdadeiro e a paz que “excede a todo entendimento” em meio a tanta dor. O saldo negativo é ver quantas pessoas estão afastadas das igrejas, machucadas por doutrinas equivocadas, onde acabam longe de Deus, sem experimentar de uma intimidade maior com Ele e, nessa hora em que mais precisam dEle, sentem-se indignas de seu amor.

Diante dessa manifestação do amor de Deus, as reações são diversas. De acordo com Bruno Oliveira, pastor e bacharel em Teologia, especializado em Capelania Hospitalar, muitas não conseguem entender o que leva os capelães a serem voluntários nos hospitais e, muitas vezes, cumprir os horários mais à risca do que os próprios funcionários. "A Capelania reflete o amor de Deus às pessoas. Em um dos hospitais infantis onde atuamos, notamos que existia uma ociosidade entre as mães enquanto seus filhos faziam o tratamento. Criamos, então, um trabalho com artesanato que visa ocupar o tempo das mamães até o término das medicações dos filhos. Quando elas descobrem que nossa equipe é toda voluntária, ficam pasmas com tanto amor e dedicação. A equipe de Capelania só realiza esse trabalho porque acredita nesse amor".

Com relação às conversões, Bruno afirma que são inúmeras. "Temos vários testemunhos em que Deus transformou a vida das pessoas. Um que me marcou muito foi a da dona Josélia (nome fictício). Esta senhora tinha visto seu filho primogênito adquirir câncer e, em seu leito de morte, ouviu-o dizer: 'Mamãe, este fardo está muito pesado; eu não estou mais conseguindo carregá-lo...'. E ela lhe disse: 'Filho, descanse, pois eu vou levar este fardo para você!'. Surpreendentemente, encontrei dona Josélia, dez anos depois, em um dos nossos hospitais, também com câncer, no mesmo lugar onde o filho havia estado doente. Ela repetia para mim a mesma fala do seu filho: 'Este fardo está muito pesado; não estou conseguindo...'. Apresentei para dona Josélia o texto bíblico 'Vinde a mim todos os que estais cansados e sobrecarregados e eu vos aliviarei... O meu jugo é suave e o meu fardo é leve...', e em seguida lhe fiz o convite para deixar Jesus carregar o seu fardo. Como foi bom naquele dia ver dona Josélia entregar sua vida a Jesus. Ela faleceu três meses depois e suas últimas palavras para mim foram: 'Eu vou me encontrar com você lá no céu...' Fico pensando quantas donas 'Josélias' existem em nossos hospitais precisando descobrir que Deus é capaz de carregar nossas cargas e nos dar uma paz que não depende das circunstâncias externas".

Serviço: Existem cursos para treinar pessoas que sentem no coração o desejo de se envolver com esse tipo de trabalho. Os treinamentos são realizados pela Capelania Hospitalar Evangélica do Rio de Janeiro (CAHERJ) e pela Associação de Capelania Hospitalar Evangélica (ACEH), que tem sua sede em São Paulo e coordena capelanias em todos os estados do país e em mais doze países. A CAHERJ é representante da ACEH no Rio de Janeiro e oferece vários cursos para visitadores e para capelães hospitalares. Informações sobre datas dos cursos podem ser adquiridas através do e-mail acaherj@gmail.com.

Nenhum comentário:

Postar um comentário