C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

domingo, 18 de setembro de 2011

Capelania Evangélica do HU comemora êxito no atendimento a pacientes

Capelania Evangélica do HU comemora êxito no atendimento a pacientes

Em pleno funcionamento há 13 anos, serviço visa dar apoio espiritual às pessoas internadas no Hospital Universitário da UFPB
http://www.agencia.ufpb.br/vernoticias.php?pk_noticia=12333
2010-12-29
Formar uma equipe de voluntários capazes de dar apoio espiritual aos internados. Foi com este objetivo que, em 1997, foi fundada a primeira Capelania Hospital Evangélica do Hospital Universitário Lauro Wanderley (HULW), localizado na Universidade Federal da Paraíba, Campus de João Pessoa. Outro ponto levado em consideração é que fossem respeitados os limites que as normas do HU impõem aos visitantes no que se refere ao controle de infecção hospitalar e à preservação da privacidade dos pacientes.

 “Antes os evangélicos vinham de forma desorganizada visitar os pacientes. Essa desorganização estava atrapalhando e por causa disso os médicos não gostavam”, relembra Maria do Amparo Mota, assistente social da Clínica Médica, fundadora e atual diretora executiva da Capelania Hospitalar Evangélica do HU.

Passados treze anos, a Capelania hoje tem cerca de 60 voluntários de diversas formações profissionais e desenvolve várias atividades, desde a visitação aos leitos, distribuição de literatura cristã (através de convênio firmado com a Sociedade Bíblica Brasileira- SBB) e kits de higiene e limpeza. Além disso, a Capelania do HU promove eventos de confraternização em datas comemorativas.

O trabalho dos voluntários e da Capelania é reconhecido pelos pacientes. “Acho um trabalho muito bonito. É um conforto para quem está aqui internado, dá mais segurança. Todo paciente está ali [no leito] assustado, à espera da cirurgia. Quando chega alguém com esse trabalho, deixa a gente mais confortável”, afirmou João Silva de Campos, residente no município de Mamanguape, no Litoral Norte paraibano. Ele é trabalhador rural e vai se submeter a uma cirurgia de fígado.

Este reconhecimento também já existe por parte dos profissionais de saúde. A voluntária Francileide Rodrigues descreve a mudança de postura por parte da equipe profissional: “A enfermagem é muito aberta. Eles pedem para irmos aos leitos. Notam que a gente ajuda os pacientes,” afirmou. Já Juracema Ferreira, auxiliar de enfermagem, confirma a boa aceitação: “Esse trabalho é muito importante. Às vezes os pacientes estão perturbados no leito com a doença e não querem tomar o remédio. O voluntário conversa com ele, traz uma mensagem de esperança e o paciente se anima”, ressaltou.

Reconhecimento

O projeto não somente tem conquistado reconhecimento, como tem recrutado novos voluntários entre pacientes e acompanhantes. Francileide Rodrigues se entusiasmou com o projeto ao visitar a sogra da irmã que estava na UTI e hoje é responsável pela oficina de artesanato da capelania, que funciona todas as quartas-feiras. Outra voluntária, Irmã Tereza, 54 anos, aposentada, internou-se no HULW para tratar de um câncer de mama há nove anos. Hoje, curada, é responsável pelo Momento de Oração, realizado às quintas-feiras, no 2º andar do Hospital Universitário.

A Capelania Hospitalar Evangélica no Hospital Universitário da UFPB deu tão certo que o exemplo vem se espalhando pelos hospitais da Paraíba. Hoje, já existem seis outras capelanias no Estado: no Hospital Edson Ramalho; no Ortotrauma de Mangabeira; no Hospital de Emergência e Trauma Senador Humberto Lucena; e no Hospital Clementino Fraga, em João Pessoa, além do Hospital Geral de Campina Grande (Clipsi).

Nenhum comentário:

Postar um comentário