C A H E R J

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Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

quarta-feira, 16 de outubro de 2013

Escatologia - estudo das últimas coisas.

Por Leonir Oliveir
http://prleonir.blogspot.com.br/2013/10/escatologia-estudo-das-ultimas-coisas.html

*Quanto as escolas de interpretação do Apocalipse são cinco:


1. Espiritual(simbólica ou mística); para estes pensadores o livro não essencialmente profético ou histórico, mas é uma coletânea de símbolos místicos que visão ensinar lições espirituais e morais. O próprio livro advoga pra si ser uma profecia, e não podemos interpretar diferente ao nosso bel prazer.

2. Preterista; ponto de vista dá a entender que todas as ocorrências aludidas no livro de apocalipse tiveram cumprimento no Império Romano. Apesar de ter alguma verdade, não leva em conta que se trata de uma profecia, e que esta contempla a 2ª vinda(parousia) de Cristo.

3. Historicista; estes procuram encaixar todos os acontecimentos do livro em várias épocas da história humana. O ponto de vista puramente histórica deixa o livro extremamente dúbio e misterioso.

4. Futurista; há basicamente 2 tipos: extremos e moderado;

i. Extremo todo o livro seria preditivo incluindo os capítulos 2 e 3(as cartas as 7 igreja, que representariam sucessivos estágios da história eclesiástica, até a 2ª vinda de Cristo(os dispensacionalistas).

ii. Moderado(meu ponto de vista), admitem que os cap. 2 e 3 se referem ao passado(presente do autor), mas que a começar do capítulo 4 temos o futuro, o que devera acontecer “imediatamente” antes do segundo advento.

5. Eclético: como nome diz reúne todas as escolas acima de modo que nenhuma domine as demais. Acredito firmemente que apesar de todas conterem algumas verdades, o livro é a priori profético.

*Quanto ao Milênio:


a) Pós-milenista; visão otimista da escatologia não levando muito em conta o que a Bíblia diz sobre a questão. Características:

1. O reino de Deus é uma realidade presente e é terrestre.

2. O mundo se converterá como um todo ao evangelho e Jesus virá, concretizando assim o final dos tempos. 

3. Terá também um longo tempo de paz no mundo antes da vinda de nosso Senhor. O milênio não é literal e sim este tempo de paz sobre a terra que precederá o fim.

4. Crescimento paulatino do Reino

5. No fim do milênio haverá um período de apostasia com a vinda do anticristo.

6. O “milênio” terminará com a volta pessoal e física de Jesus.

7. Com a volta de Jesus haverá a ressurreição de justos e injustos simultaneamente e pelo julgamento atribuição dos estados finais de cada um(Nova Jerusalem ou Lago de Fogo.

Esquema pós-milenista:




b) Amilenista; declara que não haverá um milênio literal, este milênio seria algo atemporal de alguma forma um estado,mais do que um período. Características principais:

1. Segunda vinda de Cristo inaugura o tempo final para crentes e não-crentes de maneira final(não intermediária como dizem os milenistas).

2. Os mil anos de Apocalipse 20 são simbólicos e não-literais.

3. As duas ressurreições do texto(Ap 20) não são físicas.

4. Interpretação de um modo geral não literalista

5. Pessimistas quanto ao futuro da Terra e da humanidade(poderia se dizer realista em relação ao texto Bíblico.

6. Iminência(a qualquer hora) da segunda vinda.

Esquema Amilenista:


c) Pré-milenista; o pré-milenista de uma maneira geral crê que haverá um milênio literal de Cristo que será inaugurado com a segunda vinda de Cristo e precedido pelo arrebatamento da igreja. Há duas correntes básicas deste pensamento: dispensacionalista e histórico.


Características comuns as duas correntes:


1. Reino terrestre de Cristo, onde a paz, retidão e justiça reinarão entre os homens e será estabelecido pela sua segunda vinda (Ap 20: 1-15).

2. Volta abrupta(repentina) como foi sua ida(At 1: 9-11 e IIPe 3: 10).

3. Deterioração das condições espirituais na Terra ou grande Apostasia (Mt 24: 12 e IITe 2: 3).

4. Aparição do Anticristo; ou iníquo; ou abominável da desolação(ITe 2: 7-12).

5. Uma grande tribulação antecederá logo a vinda do Senhor(Mt 24: 21-23).

6. Prisão de mil anos de satanás e “seguidores” por inferência(Ap 20:2) e depois sua derrota final onde são lançados no lago de fogo e enxofre(Ap 20: 10).

7. Duas ressurreições literais e distintas em seus personagens, serão físicas ou corpóreas. No início dos mil anos os cristãos ressuscitam(primeiro os que dormem e depois nós os que estivermos vivos) e no final deles os ímpios ressuscitam para julgamento final (Ap 20: 4-6 e ITe 4: 13-18).

Esquemas pré-milenistas:



*Quanto à Tribulação (Grande Tribulação; GT):


I) Pré-tribulacionista; Crêem que Cristo voltará antes da Grande Tribulação e a Igreja é arrebatada neste momento e fica nos ares com Cristo durante sete anos(destes fazem parte os dispensacionalistas). Onde os Judeus convertidos, os 144.000, estariam pregando o evangelho, esta visão é essencialmente dispensacionalista. Eles fazem distinção de dois eventos na 2ª Vinda: arrebatamento e revelação.

II) Mid-tribulacionista(ou meso-tribulacionista); diz que a igreja será arrebatada no meio da tribulação(Dn 7; 9: 27), ficando três anos e meio com Cristo nos ares.

II) Pós-tribulacionista. A igreja será arrebatada no final da grande tribulação, sendo guardada em meio a ela e não fora dela, com a volta de Jesus em um só evento e inauguração dos mil anos(pré-milenismo histórico).

Textos básicos sobre o assunto:

Daniel 7 – 12. Mateus 24 – 26. I Tessalonicenses 4: 13 - 18, 5: 1–11. II Tessalonicenses 2: 1–16. II Pedro 3: 1 - 14. Apocalipse 1– 22.

Bibliografia básica: Leonir Oliveira; Teologia Cristã em Quadros, H. Waine House Ed Vida; Opções Contemporâneas na Escatologia, Milard Erickson, Ed Vida Nova(muito bom o livro); Enciclopédia de Bíblia T. e F., Russel Noman Champlin, Ed Hagnos. Wayne Gruden Teologia Sistemática; Ed Vida Nova.

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