C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

sexta-feira, 7 de junho de 2013

A Familia da Graça - Exposição Bíblica


TEMA: A Família da Graça.

IDÉIA CENTRAL DO TEXTO: Todos fazemos parte de uma família que foi unida pela graça de Deus.
OBJETIVO: Comunhão.
OBJETIVO ESPECÍFICO: Conscientizar os ouvintes da necessidade de oração, cooperação e esperança no meio da Igreja.
ESBOÇO:
INTRODUÇÃO
            Todos nós fazemos parte de uma família. Umas mais tranqüilas, outras mais turbulentas. Eu por exemplo tenho 3 (três) mulheres. Quando as três querem me fazer carinho chega a ser um problema. O complicado mesmo é quando as três vem dormir comigo. E olha que é uma mais bonita que a outra... Minha esposa e minhas duas filhas.
            A convivência familiar traz a tona uma grande necessidade humana: A necessidade de se sentir amado. Me recordo agora de um músico brasileiro que poetizou em sua canção:
Eu tava triste, tristinho...
Mais sem graça que a top model magrela, da passarela.
Eu tava só, sozinho...
Mais solitário que um paulistano, que um vilão de filme mexicano.
Tava mais bobo que banda de rock, que um palhaço do circo Vostok
Mas ontem recebi um telegrama, era você de Aracajú ou do Alabama
Dizendo: Nego, sinta-se feliz, porque no mundo tem alguém que te diz
Que muito te ama, que tanto te ama,
Que muito te ama, que tanto, tanto te ama.
Por isso hoje eu acordei com uma vontade enorme de mandar flores ao delegado,
De bater na porta do visinho e desejar: Bom dia!
De beijar o português da padaria...

            É disso que o amor é capaz. E não há melhor lugar no mundo para experimentarmos isso do que numa família. O melhor é quando fazemos parte de mais de uma família. Como isso é possível? Coisas que apenas o Evangelho pode proporcionar. Todos os cristãos fazem parte de uma família: A Família da Graça (V. 7b). Existem coisas muito especiais nessa família que passo a compartilhar com os irmãos.

LEITURA BÍBLICA: Filipenses 1:3-7
1 – Na família da graça existe oração (V. 3-4)
1.1  – A gratidão pelos irmãos na Fé (V. 3a)
1.2  – Oração com Alegria (V. 4)
2        – Na família da graça existe cooperação (V. 5 e 7)
2.1  – Cooperação ao Evangelho (V. 5): Cooperação a uma missão.
2.2  – Cooperação entre os irmãos (V. 7)
3        – A família da graça tem um futuro (V. 6)
3.1  – Esta família teve um início (V. 6a)
3.2  – Esta família tem um futuro garantido (V. 6b)

CONCLUSÃO
            Na família da graça existe oração, mas uma oração que integra ação em sua prática. Existe cooperação não apenas entre si, mas canalizada em uma missão. Tem um futuro repleto de passado, de promessas, de gente, de pessoas como nós que algum dia foram chamadas para fazer parte desta família, da nossa família. A família da graça.
            Que Deus nos faça viver todo o futuro e presente que tem para nossa família.

STBSB - SEMINÁRIO TEOLÓGICO BATISTA DO SUL DO B
FACULDADE BATISTA DO RIO DE JANEIRO - 2008
DISCIPLINA:  PRÁTIA DE EXPOSIÇÃO BÍBLICA I     PROF. ROQUE 
 Aluno: Washington Luis Andrade Campello                     1.SEM 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário