C A H E R J

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Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

sexta-feira, 7 de junho de 2013

A Vida Eterna Hoje, segundo o Evangelho de João

Exposição Bíblica

A vida eterna HOJE , segundo o Evangelho de João.
Disse Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente" (Jo 11.25,26).     

INTRODUÇÃO
            Nenhum outro escritor do Novo Testamento utiliza tanto a expressão vida eterna como o apóstolo João.   Enquanto nos evangelhos sinóticos (Mateus, Marcos e Lucas) vida eterna aparece 6 vezes, em João temos nada menos que 17 ocorrências. Isto não significa que nos evangelhos sinóticos o tema da vida eterna seja ignorado, pelo contrário, os três primeiros evangelhos tratam do mesmo tema quando falam do reino de Deus. Ambos (vida eterna e reino de Deus) pertencem à mesma categoria teológica, e são sinônimos.
            Segundo C. K. Barret, vida eterna em João "substitui o reino de Deus dos evangelhos sinóticos". E mais: "Aquilo que é, propriamente, uma bênção futura torna-se um fato presente em virtude do futuro em Cristo".
O substantivo "vida" em grego pode ser bíos ou zoê.
            Bíos significa a vida física, biológica e Zoê aquela qualidade espiritual de vida eterna que só Jesus é capaz de oferecer.    Em João zoê pode vir ou não acompanhado do adjetivo "eterno", que em grego é aiõnios. Na maioria das vezes temos zoê aiõnios (vida eterna), e mesmo quando zoê está sozinho, em João sempre significa vida eterna.
1. A NATUREZA DA VIDA ETERNA
            A vida eterna é uma obra da livre graça de Deus. A salvação em sua maior expressão. Nem mesmo a morte física serve de obstáculo para a vida eterna; pelo contrário, a morte, para os crentes, é "uma libertação do pecado e um passo para a vida eterna" (Catecismo de Heidelberg).
Disse Jesus: "Eu sou a ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que morra, viverá; e todo o que vive e crê em mim, não morrerá, eternamente" (Jo 11.25,26).  
            A natureza essencial da vida eterna foi descrita pelo Senhor Jesus assim: "E a vida eterna é esta: que te conheçam a ti, o único Deus verdadeiro, e a Jesus Cristo a quem enviaste" (Jo 17.3). Esta passagem "não define vida eterna, mas mostra como se manifesta e quão maravilhosa é" (William Hendriksen). E de que forma ela se manifesta? Hendriksen explica: "A vida eterna por meio da qual tanto o Pai como o Filho são glorificados se manifesta no verdadeiro conhecimento do que envia e do enviado".
 
2. A VIDA ETERNA É IRREVERSÍVEL
Ter a vida eterna é o mesmo que estar salvo num processo irreversível (cf. Jo 5.24; 6.47; 10.27,28). Como o próprio nome indica, vida eterna não é uma coisa que temos hoje e perdemos amanhã. Neste caso seria vida temporária e passageira, jamais eterna!
3. A VIDA ERTERNA É INTIMIDADE COM O SENHOR
            Segundo George Ladd, "Em João, o conhecimento é uma relação com base na experiência. Existe uma relação íntima, mútua, entre o Pai e o Filho; por sua vez, Jesus conhece seus discípulos e por eles é conhecido; e, em conhecê-lO, eles também conhecem a Deus". Disse Jesus: "Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim, assim como o Pai me conhece a mim e eu conheço o Pai; e dou a minha vida pelas ovelhas" (Jo 10.14,15).
Em se tratando de nossa relação com Jesus, é preciso entender que este conhecimento, longe de ser uma simples questão de compreensão intelectual, envolve sempre um relacionamento pessoal de íntima comunhão com nosso Senhor. Este é o significado básico do verbo conhecer em João.
4- VIDA ETERNA É EXPERIMENTAR A VERDADEIRA LIBERDADE
Conhecer a Deus é conhecer a verdade libertadora. "Disse, pois, Jesus aos judeus que haviam crido nele: Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos; e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará" (Jo 8.32). Conhecer a verdade "significa chegar a compreender o propósito salvador de Deus, incorporado em Cristo, e a liberdade prometida é a liberdade do pecado (Jo 8.34), liberdade essa que não poderia ser realizada sob as condições da antiga aliança, mas somente através do Filho [Jo 8.36]" (Ladd). E ainda: "A verdade de Deus não está apenas incorporada em Cristo, mas é também manifesta em Sua palavra, pois Ele fala a verdade (Jo 8.40,45) e veio para dar testemunho da verdade (Jo 18.37). Esta verdade não é simplesmente a revelação daquilo que Deus é, mas a manifestação da presença salvadora de Deus no mundo. Portanto, tudo o que Jesus fez e oferece é verdadeiro (Jo 7.18; 8.16), isto é, está de acordo com a Sua natureza e com o plano de Deus. Este propósito redentor é a palavra de Deus (Jo 17.6,14) é a própria verdade (Jo 17.17), a qual é uma com a pessoa do próprio Jesus (Jo 1.1)".
CONCLUSÃO:
            Nossos piores momentos resultam de querermos agarrar para nós aquilo que o Pai não nos deu.
Temos que viver no poder Dele, não no nosso. Nas escrituras encontramos:
“E Deus é capaz de fazer com que toda a graça recaia em abundância sobre o nós, assim como sobre todas as coisas, em todos os tempos; tendo tudo que necessita, teremos assim boas ações em abundância”.
“ Agora para Ele, que é capaz de fazer incomensuravelmente mais do que tudo o que nós pedimos ou imaginamos, segundo Seu poder que está agindo em nós...”
“ Eu conheço Aquele em quem acredito e estou convencido de que Ele é capaz de guardar o que confiei a Ele Hoje.”
“ E, portanto, Ele é capaz de salvar completamente aqueles que chegam até Deus por meio Dele, porque Ele sempre vive para interceder por eles”.
E Ele “é capaz de impedir sua queda e de apresentá-lo perante Sua gloriosa presença sem pecado e com grande alegria”.
            Confie em Deus. Aprender a viver confiando no Pai é a parte mais difícil dessa jornada. Fazemos muitas coisas motivadas pela desconfiança de que Deus não está trabalhando por nós, porque não temos idéia das ações que a fé é capaz de gerar.
            Seremos uma comunidade quando conseguirmos aumentar nossa confiança em Deus e deixar de viver no medo.   Viver na dependência do PAI. 
Baseado no livro de Wayne Jacobsen e no estudo do Rev. Josivaldo de França Pereira - Pastor da Igreja Presbiteriana do Brasil (I.P.B.)

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