C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

sexta-feira, 7 de junho de 2013

O PERFIL DO CAPELÃO EVANGÉLICO



O PERFIL DO CAPELÃO EVANGÉLICO

Capelão Washington Campello
e-mail:wluis.campello@ig.com.br
Qualidades Principais:

A) Vocação (Chamado)     Vocação = Amor

No contexto do Reino de Deus todo o verdadeiro discípulo de Jesus Cristo é vocacionado à santidade, a comunhão e ao serviço, e o que ele é, tem e faz deve ter como propósito último a glória de Deus
(1 Co. 1.2, 9; 4.1;   Ef. 1.11,12;   1 Co 10.31).

Chamado: tem que estar em um momento de minha vida, Deus chama e continua chamando. Vocação não se adquire, recebe-se.
Vocação: produzida no seu coração e testificada em outras pessoas e, muita das vezes não tem ordem, pode falar primeiro em você ou não.

(João 20:21) “Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio a vós
Fomos enviados para que nos identifiquemos com outras pessoas, pois de fato o que Jesus fez foi se identificar conosco assumindo nossos pecados, experimentando nossa fraqueza, sendo tentado e morrendo a nossa morte. Somos enviados pôr Cristo para encarnar as necessidades das pessoas, necessidades espirituais e materiais num mundo cada vez mais hostil.

Somos chamados a exercícios superiores da vida cristã: ser crucificado para o mundo, viver pela fé, fazer trabalho de anjos, amar a Deus, ser membros vivos de seu louvor, manter comunhão com o Pai e com o Filho

(1Jo 1.3). “sim, o que vimos e ouvimos, isso vos anunciamos, para que vós também tenhais comunhão conosco; e a nossa comunhão é com o Pai, e com seu Filho Jesus Cristo.”

 (Fp 3.14) "Prossigo para o alvo, para o prêmio da soberana vocação de Deus"

Você é chamado a servir
(1 Pe.4.10,11) 10 servindo uns aos outros conforme o dom que cada um recebeu, como bons despenseiros da multiforme graça de Deus. 11 Se alguém fala, fale como entregando oráculos de Deus; se alguém ministra, ministre segundo a força que Deus concede; para que em tudo Deus seja glorificado por meio de Jesus Cristo, ma quem pertencem a glória e o domínio para todo o sempre. Amém.

Você é chamado a servir:
- Segundo o seu dom;
- Os outros;
- Com fidelidade;
- Reconhecendo e valorizando a diversidade;
- Na força de Deus;
- Para a glória de Deus






B)Dom da Misericórdia

(Rm 12:6-8 NVI  "Temos diferentes dons, de acordo com a graça que nos foi dada. Se alguém tem o dom de profetizar use-o na proporção da sua fé. Se o seu dom é servir, sirva; se é ensinar, ensine; se é dar ânimo, que assim faça; se é contribuir, que contribua generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.

Definição: O dom de misericórdia é a capacidade de sentir e expressar compaixão e solidariedade incomum para com aqueles em situações difíceis ou de crise e lhes proporcionam a ajuda e apoio necessários para atravessar tempos difíceis.

Pessoas com o Dom de Misericórdia: Eles têm a capacidade de "se colocar na situação de outros" e de sentir a dor e o fardo que eles carregam. Eles desejam fazer uma diferença na vida de pessoas que sofrem sem serem críticos. Eles podem ter dificuldade de avaliar as intenções dos outros e por vezes parecem ingênuos.


C)Boa Saúde
“Devemos também considerar, com a mesma ênfase, a boa saúde  psicológica. Existem vários problemas psicológicos, de temperamento e de personalidade, que podem ser grandemente negativos no trabalho com pessoas enfermas”.


D)Vida Espiritual Verdadeira

“Jamais o coração humano conhecerá a felicidade enquanto não se submeter para ser moldado pelo Espírito Santo de Deus”.  Review and Herald

Identidade:  (Atos 27:23-24a) “Porque, esta mesma noite, um anjo de Deus, de quem eu sou e a quem sirvo, esteve comigo, dizendo: Paulo, não temas!”   A sua identidade não é atribuída por consideração externas, mas sim pelo seu relacionamento com Deus”

Experiência:  (II Cor. 1.3-4)  Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai de misericórdia e Deus de toda consolação! É ele que nos conforta em toda a nossa tribulação, para podermos consolar os que estiveram em qualquer angústia, com a consolação com que nós mesmos somos contemplados por Deus”.



Deus vai mandar crise como elemento de crescimento.
É necessário perceber quando está chegando.

Oséias 6.1 e 2 v.1 “Deus nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará.” 
V.2 “depois de dois dias, nos revigorará, e viveremos diante dele”.

(Lc24.46) “E disse-lhes: Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,...”

(I Co 15.4) “E que foi sepultado, e que ressuscitou ao terceiro dia, segundo as Escrituras”



E)Estudioso – vida de permanente capacitação.
     Em algumas pessoas Deus capacita antes da chamada. Uma carreira de capacitação sempre.  Aprendemos a conhecer a Deus e também sobre a natureza humana ( Hb 5 – o sumo sacerdote é tirado do povo, não somos melhor que ninguém).
     No processo da capacitação aprendemos com o ministério (Igreja). No decorrer do tempo vamos encontrar pessoas que se tornaram professores, capacitação formal (acadêmico), congresso, busca de leitura. Vai depender de sua busca continua.
     Onde você andar olhe de maneira sempre interessada para aprender sempre algo.

Aplicar-se ao conhecimento das escrituras:
Col. 3.16 “... a palavra de Cristo...” = criar raízes
Mat. 22:29  repondeu Jesus: “ Errais, não conhecendo as Escrituras nem o poder de Deus.”
Oséias 6.3 “ Conheçamos e prossigamos em conhecer o Senhor...”

F)Flexível na forma de Pensar
Heb. 5.14 – crecer no discernimento

G)Paciente

Rom.12:11 “... regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;...”

Rm 5.4 “A paciência produz experiência e a experiência a esperança.”
Na língua grega, a palavra “perseverança” pode também ser traduzida por paciência, persistência, constância. Essas são algumas características que se apresentam no homem maduro, que se mantêm leal à sua fé e aos seus propósitos mesmo quando está debaixo das maiores tribulações ou sofrimentos. Em geral, não crescemos quando estamos em plena calmaria de problemas. Em todos os ramos, o desenvolvimento aparece em hora de crise ou sofrimento.

Livro:“O Poder da Pressão.  Watchman Nee
Eis um segredo espiritual pouco conhecido: Deus não responde as orações de Seu povo removendo as pressões, mas aumentando-lhes a capacidade de suportá-las e vencer os desafios.

Peter Drucker: (inspiração de Rick Waren)  “A tarefa mais importante do líder de uma organização é prever a crise... Não evitá-la, talvez, mas se antecipar a ela”. ...


H)Auto Controle (Equilíbrio Emocional)
                                    
É decisivo perceber que, se o profissional perde o equilíbrio emocional diante dos "entraves" que a vida possa lhe oferecer, além de se sentir sem força interior para enfrentar tais problemas, sua mente estará literalmente bloqueada, impedindo-o de pensar, raciocinar e analisar tal questão; logo, dificilmente, o problema será resolvido.

Equivale salientar que, ter a sabedoria de como lidar com os problemas, pessoas, pressões, prazos e metas constituem hoje um grande desafio.

Isto posto, é importante compreender que autocontrole e maturidade andam de mãos dadas. Todos os nossos comportamentos e atitudes são norteados pelo autocontrole quando se tem certa maturidade; logo, obtém-se o equilíbrio emocional em meio a quaisquer circunstâncias da vida.


I)Asseio

Não vá a um hospital sem antes ter cuidado com o asseio pessoal.
APRESENTAÇÃO PESSOAL; Cuidado com asseio pessoal e vestuário. Apresentação de modo geral. Veste-se adequadamente para o cargo que ocupa. É asseado.
A apresentação pessoal correta e adequada.

J)Pessoa de Oração

Livro: Igrejas que oram.  Peter Wagner “ Nos momentos de calamidades as pessoas estão propensas a ouvir Deus.”

Rom.12:11 “... regozijai-vos na esperança, sede pacientes na tribulação, na oração, perseverantes;...”


L)Preparo Técnico

Fp. 1.9-10
crescer no conhecimento teológico teórico, mas também no prático


Nenhum comentário:

Postar um comentário