C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

domingo, 4 de novembro de 2012

DUALISMO JOANINO


DUALISMO JOANINO
                Se difere dos sinóticos, nos sinóticos o dualismo é na horizontal (entre a era presente e na era futura).  Aquilo que pertence a era futura, irrompeu no tempo e no espaço através da pessoa e missão de Jesus.
                Em João, o dualismo é na forma vertical ... Jo. 8.23
“... vós sois cá de baixo, eu sou lá de cima...”  (mundo extraterreno)
                O tempo que Jesus passou no mundo debaixo, foi para cumprir uma missão do Reino eterno. 
                A Missão que Jesus recebeu de Deus, do mundo de cima, Jesus adentrou o mundo inferior, não que Ele necessitasse disso, mas simplesmente para cumprir uma missão que recebeu do mundo superior.
                Jesus veio a este mundo com a finalidade de redimir a humanidade de seus pecados.
                Jesus sendo do mundo de cima, rompe no mundo de baixo par cumprir todas as profecias que foram preditos no VT, profecias essas que apontavam para uma realidade que até então era manifestada através de sombra.
TENSÂO VERTICALNa literatura, João trata da questão entre trevas e luz, (cap 1.5 – “ A luz resplandece nas trevas, e as trevas não prevalecem...”)
Luz = mundo de cima  ;   trevas = mundo de baixo.
                Jesus mesmo pertencendo ao mundo superior, estando no mundo inferior, não deixou de ser aquilo que Ele foi no mundo superior.
                O fato de Jesus sofrer o processo de “esvaziamento”, não significa que Ele deixou de ser aquilo que Ele sempre foi.
                Mc 13 “nem o filho, nem os anjos, somente o Pai”.  Não significa dizer que Ele não sabe, mas significa dizer que Ele se utilizou de um esvaziamento ( gnostis).  Jesus enquanto esteve no mundo terreno, mundo inferior, Ele foi uniciente, uni presente e uni potente.   Somente um ser completamente divino poderia ter esses atributos.
TENSÃO VERTICAL -  Carne e espírito:
                Espírito = mundo superior
                Carne = mundo inferior
Pagina 339:   cosmos = mundo em João (quarto Evangelho)
                - ordem criada = universo
                - terra em particular = habitada
                - aqueles que habitam a terra = João 3.16
                               Vir ao mundo = nascer;    estar no mundo = existir;    partir do mundo = morrer
                O uso mais interessante da  palavra cosmo no quarto evangelho é se referindo ao gênero humano como sendo objeto de amor e salvação no próprio Deus.   Gênero humano = cosmo (mais interessante) como objeto de amor e salvação.
                Deus não veio condenar o mundo, mais para que o mundo fosse salvo por Ele.

João 14:30 -    Satanás tenta vencer a Jesus, porém frustrado em seu propósito, tendo em vista que ele  é impotente  para se fazer na cruz.
                Na cruz, Jesus consumou sua vitória sobre esse que governa esse mundo. 
Satanás – governador – poder sobre natural, dominando o mundo de baixo.   Que até então exercia total poder sobre esse mundo de baixo.
                Não existe evangelho sem a cruz.  Somos tentados a viver um cristianismo sem Cristo, uma religião sem Espírito, uma salvação sem novo nascimento, um perdão sem arrependimento e um evangelho sem cruz.
                A cruz no evangelho de João é expressão máxima da vitória consumada por Jesus sobre qualquer outro poder que pudesse existir no mundo de baixo.
                João deixa bem claro que aquilo que Jesus dá por intermédio de sua pessoa em missão, se sobre põem a qualquer poder, de qualquer governador, seja esse poder sobrenatural ou não, que impera ou opera no mundo de baixo.  Ao ponto de Jesus no capítulo 16 de João, dizer para os discípulos: “ ora, vai chegar o momento que vocês irão se entristecer e o mundo de baixo com seu governador irá se alegrar, mas, alegria deles sebre a tristeza de vocês será momentânea.  Porque chegará o momento que a tristeza de vocês transforma-se-a em alegria, e ninguém mais será capaz de tirar essa alegria do coração de vocês.
                 Esse Jesus que traz em si mesmo,capacidade em subjugar o poder de Satanás.  Esse Jesus é o cordeiro que foi morto, mesmo antes da fundação do mundo.  (Ap. 13:8 “ Ele é o cordeiro de Deus que foi morto mesmo antes da fundação do mundo”.)  Antes mesmo antes que o mundo viesse a existir como ordem criada, Jesus já havia sido crucificado, tirado da cruz e já estava de volta ao lado do pai.  Isso porque Jesus está fora da linha do tempo, ele não sofre sucessão de momentos, tudo para Ele acontece no tempo presente.  Não existe em Jesus alguma coisa que vai acontecer, em Jesus tudo já aconteceu.  NÃO devemos humanizar Jesus no extremo, embora ele seja perfeitamente homem, completamente homem, ele não deixa de ser completamente e perfeitamente Deus, seja no mundo de baixo, seja no mundo de cima. 
NA ETERNIDADE NÃO HÁ SUCESSÃO DE MOMENTOS.

Nenhum comentário:

Postar um comentário