C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

domingo, 4 de novembro de 2012

Origem e destino do homem – mensagem Casacap 16set12


Gênesis 1.3 “E disse Deus: Haja luz; e houve luz”  =  decreto
“Haja luz”! – O decreto divino que mudou a escuridão da criação. Duas palavras, uma ordem, uma explosão de criatividade!   A partir do nada, no princípio criou Deus os céus e a terra.  Uma terra sem forma, uma terra vazia, mas acima de qualquer coisa, uma terra onde o Espírito de Deus se movia por cima das águas.  Então, como o início de tudo que hoje existe, de tudo o que já existiu e de tudo o que ainda pode vir a existir,  Deus na sua completa essência criativa decretou: “QUE HAJA LUZ !”  E a luz passou a existir.
A luz divina dominando todo o espaço das trevas. A luz como principio de toda a beleza.
Os primeiros versos de Gênesis revelam o poder de Deus sobre nossa complexa vida humana. O criador que aperfeiçoa sua própria obra.  O início de tudo revela que temos um autor da vida com mãos fortes, idéias inquestionáveis e paixão por sua criação.
Deus criou todas as coisas através de decreto,  “ v.3... Haja luz,...”  “ v.6...Haja firmamento...”  “ v.14 ...haja luzeiros...” .   -  O homem, a mulher não foi assim, foram criados pelo “sopro”.    Anjos – são seres criados, Gen 2.1 = “... exercito dos céus (anjos, luz, estrelas e etc).
Em Gênesis 1 e 2 – No principio Deus criou os céus e a terra.
Associação do sopro com a palavra (Decreto).  O homem (Adão) Deus usou matéria prima (barro) Gen 2.7 a “Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra...”  -   Deus não disse “Haja o homem”.  Deus formou o homem em duas etapas,  1ª. Etapa o corpo e na 2 ª. Etapa Deus sopra o “sopro da vida” ( Gen 2.7 b “... e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida, e o homem passou a ser alma vivente”.   Em 1 Co. 15.45a “ pois assim está escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito alma vivente”.  -  Critério diferente que Deus outras coisas.
Através do sopro, Deus da alma vivente ao homem, ... vida que procede de Deus.
Em Ezequiel, vale de ossos secos. 1 ª etapa profetiza aos esqueletos (nasce tendão, músculos e etc) formando corpos, Ezequiel 37. 8 “ Olhei, e eis que havia tendões sobre eles, e cresceram as carnes, e se estendeu a pele sobre eles; mais não havia neles o espírito.    Na 2 ª etapa da profecia, Deus diz a Ezequiel que profetize sobre os corpos formando um exercito. Ezequiel 37.9-11 “ Então, ele me disse: Profetiza ao espírito, profetiza, ó filho do homem, e dize-lhe:  Assim diz o Senhor Deus: Vem dos quatros ventos, ó espírito, e assopra sobre estes mortos, para que vivam. Profetizei como ele me ordenara e o espírito entrou neles, e viveram e se puseram em pé, um exército sobre modo numeroso”. 
Não somos a imagem e semelhança de Deus da 1 ª parte que é matéria, somos imagem e semelhança do que é a vida.  O corpo é aquilo que abriga a vida dada por Deus.  Em Paulo (somos vasos) e tabernáculo temporal que recbe a vida dada por Deus. 
2 Co. 5. 1-4 =  a Bíblia declara que nós somos o tabernáculo espiritual, casa espiritual, templo de Deus.  Assim com o tabernáculo no deserto era  móvel e transitório, nós também como tabernáculo espiritual somos móveis e transitórios.     Em 1 Co. 15:40 = Paulo vê o nosso corpo como este tabernáculo, a casa terrestre,  portátil e também passageira que está revestido do tabernáculo celestial, isto é, do corpo celestial.   Em 2 Pe 1.13-14 = “Também considero justo, enquanto estou neste tabernáculo, despertar-vos com essas lembranças, certo de que estou prestes a deixar o meu tabernáculo, como efetivamente nosso Senhor Jesus Cristo revelou”.  
Vida = vida humana é o sopro divino, enquanto o sopro esta em nós somos vivente. Isso nos difere de outros animais como também dos anjos.
É nítida a diferença de como Deus criou o homem e de como criou os animais.  Em Salmos 8.4 – “Que é o homem que dele te lembres”?   Resposta = “5 Fizeste-o, no entanto, por um pouco, menor do que Deus (helorin – talvez anjos) e de glória e de honra o coroaste”.
Na visão panorâmica do V T, o homem está pouco abaixo de Deus, coroado de honra.  Mesmo sendo o homem caído, a natureza do ser humano é esplêndida.   A caminhada do ser humano na história, não tem limite a capacidade do homem de maneira constante.
Ao mesmo tempo em que a reflexão sobre o homem remeter a Deus, esse homem extraordinário é definido sobre o sopro divino.  Enquanto o sopro divino estiver sobre o homem, haverá vida.  Sem sopro divino não tem vida.

A capacidade humana leva o homem a esquecer de sua fragilidade.  Salmos 103.15-16..."a vida do homem é semelhante à relva; ele floresce como a flor do campo, que se vai quando sopra o vento e nem se sabe mais o lugar que ocupava".
O homem é um ser paradoxo, somos ilimitado mas ao mesmo tempo somos frágil.
Por outro lado precisamos ver como Deus pode ser por sua glória, e por nós também. Precisamos ver que quando Deus mantém seu primeiro e grande mandamento, ele não cessa de manter o segundo mandamento.  A melhor forma que conheço para mostrar isso é explicar como Deus é santo, justo e amor.  Quando descrevemos Deus como santo, queremos dizer que ele é um de um tipo.  Não há ninguém como ele.  Ele está numa classe por si mesmo.   Moisés ensinou Israel a cantar: “ Ó Senhor, quem é como tu entre os deuses? Quem é como tu, glorificado em santidade, terrível em feitos gloriosos, que operas maravilhas? (Êxodo 15:11).   Centenas de anos após, Ana, a mãe de Samuel, ensinou Israel a cantar: “Não há santo como o Senhor; porque não há outro além de ti; e Rocha não há, nenhuma, como o nosso Deus (1 Samuel 2:2).   E Isaias 40:25 cita Deus falando: “A quem, pois, me comparareis para que eu lhe seja igual? – diz o Santo”.   Em Isaias 6:3  “Santo,Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória”.   Em Ap. 4.8 “ Santo, Santo, Santo é o Senhor Deus, todo o poderoso, Aquele que era, que é, e que há de vir”.
Deus é santo em sua exclusividade absoluta.  Tudo o mais pertence a uma classe.  Somos humanos.  Labrador é um cachorro, o carvalho é uma árvore.  Terra é um planeta, a Via Láctea é uma das milhões de galáxias, Gabriel é um anjo, Santanás é um demônio.  Mas somente Deus é Deus.  E, portanto, ele é santo, absolutamente diferente, distinto e único.
Tudo o mais é criação.  Somente ele cria.  Tudo o mais começa.  Somente ele sempre foi.  Tudo o mais depende de algo.  Somente ele é auto-suficiente.   Apocalipse 4:8-11 relata os cânticos que estão sendo cantados a Deus no céu.  O primeiro diz: “ Santos, Santo, Santo é o Senhor Deus, o Todo-Poderoso, aquele que era, que há de vir”  O segundo diz: “Tu és digno, Senhor e Deus nosso, de receber a glória, a honra e o poder”.  Estes dois cânticos significam a mesma coisa.  Deus é santo significa que ele é digno.  Sua santidade é o seu imensurável valor e dignidade.  Nada pode ser comparado com ele, pois ele fez tudo.  Seja qual a glória que faça uma coisa criada ser valiosa, a mesma é encontrada no Criador numa proporção maior do que milhões sobre milhões.
HOMEM -  (João 3.5) Nicodemos – Nascer de novo = perfeição Moral – estará com Cristo, haverá novo céu e nova terra, esse povo vai encher.  
2. Co.5.17 “...nova criatura, as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas”.
DEUS NÃO FEZ TUDO (CRIAÇÃO) EM 6 DIAS,  COMEÇOU A FAZER TUDO !
Se Deus tivesse concluído tudo em 6 dias, tudo que criou foi estragado por satanás.
Em João 5.17 “Eu trabalho e meu Pai trabalha até hoje...”
Em Isaias 64.4 “... desde da antiguidade se viu e ouviu de um Deus que trabalha por aqueles que nele espera...”
Há duas corrente de pensamento ( interpretação)
1ª. Corrente: começa após Gen. 3 – fazer de novo ( Deus frustado!)
2ª. Corrente: Deus começou a trabalhar desde do princípio, continua trabalhando...
PARADOXO!!!!
“... É BOM “!  (Gn.1.18)
“... É muito bom” ! (Gn 1.31)
“... madita é a terra” ! (Gn. 3.17)  (Hb. 6.7 e 8 “Porque a terra que absorve a chuva que frequentemente cai sobre ela e produz erva útil para aqueles por quem é também cultivada recebe bênção da parte de Deus; mas, se produz espinhos e abrolhos, é rejeitada e perto está da maldição; e o seu fim é ser queimada”.
Ex. 20.11 “... porque, em seis dias, fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há e, ao sétimo dia, descansou; por isso, o Senhor abençoou o dia de sábado e o santificou”.
Não se refere 7. Dia da criação ( interpretação literal) e sim o fim de tudo = Hebreus.   Deus está vendo tudo o processo até o final.  Deus sabia onde queria estar.
Pedro em atos 2 – quando a igreja lançada para fora – “ não estamos bêbads...” – explica através da profecia de Joel 2 – “... nos últimos dias...”   TERMINA – até que venha o dia do Senhor = último dia = sexta feira.
MANÁ  recolhidos todos os dias, na sexta feira era diferente por causa de sábado.  Na sexto dia deveria recolher em dobro.   Entramos no 7. Dia com aquilo que recolhemos no 6. Dia.  Resultado de minha vida no 7. Dia (juízo) é fruto do que recolho no 6. Dia.
Estamos no 6. Dia e ainda estou colhendo o maná,  amanhã no 7 dia não haverá como colher.
Mt 25.34 “... vinde, benditos de meu Pai!  Entrai na posse do Reino que vos está preparado desde a fundação do mundo”.
Ap 21 .   Novo Céu e a nova terra ....

Nenhum comentário:

Postar um comentário