PROBLEMA CRÍTICO DO QUARTO EVANGELHO
Há uma
grande diferença entre o quarto evangelho e os Sinóticos. Na visão analítica da teologia o quarto
evangelho não é sinótico. João é diferente de não sinótico por sua
narrativa ser diferente dos evangelhos sinóticos. A mente de João está voltada para outro
destinatário, outro povo. João tem a
preocupação de mostrar para esse povo tanto o Jesus Messias como também o Jesus
histórico
Os estudiosos dizem que o quarto evangelho foi
escrito no final do primeiro século com a finalidade de refutar um tendência
sinótica que invadia a igreja, um ensinamento herético que ensinava que Jesus
não possuía matéria, porque a matéria em si mesma é má, e se a matéria é má,
Jesus não pode ter recebido a matéria se não Ele seria mau.
Diferenças
entre os sinóticos e João. A estrutura de João ≠ da estrutura do sinótico
·
Há um
problema na questão do local:
sinótico o ministério de Jesus se deu na
Galiléia. Na narrativa de João o
ministério foi marcado por várias visitas a Jerusalém.
·
Na
questão do tempo:
os
sinóticos é narrado somente uma páscoa, normativa que o ministério de Jesus se
dá em 1 ou 2 anos.
Em João
é narrado a celebração de três páscoas (Jo.2.13; 6.4; 13.1) e possivelmente em
quarta páscoa (João 5.1)
·
Diferença no uso literário
Porque nos sinóticos os
ensinos de Jesus são proferidos por meio de parábolas (breves ensinamentos,
ensinamentos muitos curtos, de fácil
aprendizado.
No quarto evangelho, o uso
literário são discursos longos.
·
O quarto evangelho deixa de narrar vários
acontecimentos que são registrados nos sinóticos: nascimento de Jesus, expulsar
demônios, batismo, ceia, tentação, transfiguração, discurso do monte das
Oliveiras, etc
Sinóticos – transcorre na sua maior parte na Galileia.
·
Em João não tem nada de dizer sobre o
arrependimento, nos sinóticos existe a preocupação em defender uma tese de
arrependimento.
·
Tema central nos sinóticos é, o Reino de Deus .
·
Vida Eterna nos sinóticos é uma benção que
aponta para o futuro, uma benção escatológica futura.
·
No quarto evangelho o Reino de Deus
desaparece. Surgi um novo conceito de
vida eterna, não somente uma benção para o futuro como também pode ser
concretizada no tempo presente.
·
Forma predileta de Jesus ser apresentado nos
evangelhos sinóticos: Filho de Deus ou Filho do Homem.
·
Em João, a expressão peculiar mais distinta para
Jesus é “ego eimi” ou seja – “EU SOU”
Eu
sou a porta; Eu sou o pão da vida; Eu sou a luz do mundo; Eu sou o bom Pastor; eu sou a videira
verdadeira; Eu sou a ressurreição e a vida;
eu sou o caminho a verdade e a vida; etc
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