C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

domingo, 4 de novembro de 2012

PROBLEMA CRÍTICO DO QUARTO EVANGELHO


PROBLEMA CRÍTICO DO QUARTO EVANGELHO
                Há uma grande diferença entre o quarto evangelho e os Sinóticos.  Na visão analítica da teologia o quarto evangelho não é  sinótico.  João é diferente de não sinótico por sua narrativa ser diferente dos evangelhos sinóticos.  A mente de João está voltada para outro destinatário, outro povo.  João tem a preocupação de mostrar para esse povo tanto o Jesus Messias como também o Jesus histórico
                Os  estudiosos dizem que o quarto evangelho foi escrito no final do primeiro século com a finalidade de refutar um tendência sinótica que invadia a igreja, um ensinamento herético que ensinava que Jesus não possuía matéria, porque a matéria em si mesma é má, e se a matéria é má, Jesus não pode ter recebido a matéria se não Ele seria mau.
                Diferenças entre os sinóticos e João. A estrutura de João ≠ da estrutura do sinótico
·           Há um problema na questão do local:
                 sinótico o ministério de Jesus se deu na Galiléia.  Na narrativa de João o ministério foi marcado por várias visitas a Jerusalém.
·          Na questão do tempo:
                os sinóticos é narrado somente uma páscoa, normativa que o ministério de Jesus se dá em 1 ou 2 anos.
                Em João é narrado a celebração de três páscoas (Jo.2.13; 6.4; 13.1) e possivelmente em quarta páscoa (João 5.1)
·         Diferença no uso literário
       Porque nos sinóticos os ensinos de Jesus são proferidos por meio de parábolas (breves ensinamentos, ensinamentos muitos curtos,  de fácil aprendizado.
       No quarto evangelho, o uso literário são discursos longos.

·         O quarto evangelho deixa de narrar vários acontecimentos que são registrados nos sinóticos: nascimento de Jesus, expulsar demônios, batismo, ceia, tentação, transfiguração, discurso do monte das Oliveiras, etc
Sinóticos – transcorre na sua maior parte na Galileia.

·         Em João não tem nada de dizer sobre o arrependimento, nos sinóticos existe a preocupação em defender uma tese de arrependimento.
·         Tema central nos sinóticos é,  o Reino de Deus .
·         Vida Eterna nos sinóticos é uma benção que aponta para o futuro, uma benção escatológica futura.
·         No quarto evangelho o Reino de Deus desaparece.  Surgi um novo conceito de vida eterna, não somente uma benção para o futuro como também pode ser concretizada no tempo presente.
·         Forma predileta de Jesus ser apresentado nos evangelhos sinóticos: Filho de Deus ou Filho do Homem.
·         Em João, a expressão peculiar mais distinta para Jesus é “ego eimi” ou seja – “EU SOU”
Eu sou a porta;  Eu sou o pão da vida;  Eu sou a luz do mundo;  Eu sou o bom Pastor; eu sou a videira verdadeira; Eu sou a ressurreição e a vida;  eu sou o caminho a verdade e a vida; etc

Nenhum comentário:

Postar um comentário