C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

domingo, 4 de novembro de 2012

Mudança de caráter – Zaqueu


Mudança de caráter – Zaqueu
Anotações para preparação mensagem Niteroi set 2012 Pib Vital Brasil


Contexto: Jesus havia encontrado um homem rico que não aceitou deixar as riquezas.
Lemos a respeito de um homem com o nome de  Zaqueu que significa, “o justo”, imagina o justo! Alguma coisa não estava certa na vida dele, porque, suas atitudes não eram de alguém que era justo, pois, não tinha esse caráter, essa índole, porque, não somente era injusto como defraudava, roubava…
            Encontro com Cristo – o texto declara que Jesus conhecia a vida de Zaqueu. Jesus poderia incitar a multidão a apedrejar ao ladrão.                                       
Zaqueu queria conhecer Jesus e não se conteve quando a oportunidade surgiu. Zaqueu desejava ver Jesus apesar dos obstáculos - a multidão o odiava, impedimento físico.    
Vejam que, mesmo Zaqueu sendo um homem da alta sociedade, subiu em cima de uma árvore como um moleque travesso, podendo até mesmo ser ridicularizado pelo povo em virtude de seu ato. Porém, maior era o seu desejo de conhecer a Jesus do que a sua preocupação com a sua posição social.  Deveríamos ter a mesma intensidade em querer ver a Jesus.
Zaqueu desejava conhecer a Cristo. Evidentemente, a fama de Jesus já chegara há muito tempo em Jericó e certamente as narrativas de seus milagres e curas grandiosas eram cridas e espalhadas no meio do povo comum. É importante observarmos que embora Zaqueu tivesse tudo o que um homem podia ter em termos materiais, sua vida espiritual estava carente. Ele queria conhecer Jesus, desejava vê-lo a qualquer custo. Deus Jamais deixa passar em branco o desejo espiritual de qualquer pecador:
            a) Palavras de Jeremias: "Buscar-me-eis e me achareis quando me buscardes de todo o vosso coração", Jr 29.13.
            b) Palavras de Jesus "Todo aquele que o Pai me dá, esse virá a mim; e o que vem a mim, de modo nenhum o lançarei fora", Jo 6:37.
Jesus percebeu a sua disposição e aproximou-se de forma envolvente, apesar das críticas e oposição dos outros.  Assim como em outros casos, como a da mulher com hemorragia (8.43), a mulher Cananéia (Mt15.21), o paralítico (5.18) ou o cego que Ele acabou de curar (18.35), Jesus reconhece essa insistência de Zaqueu em chegar até ele como sendo fé nEle.
O texto dá uma indicação da família. Talvez sua mulher devesse se sentir envergonhada de seu marido desonesto, provavelmente a família vivia isolada. “– Seu pai é ladrão”. Zaqueu era chefe dos publicanos.  O "publicano", era um tipo de coletor de impostos a favor do império romano. É possível que Zaqueu, não somente fosse um "coletor de impostos", mas que chefiasse um departamento de diversos coletores, sendo portanto, um alto funcionário do império romano. Porém em virtude de sua ligação com os romanos, os publicanos eram odiados pelos judeus. Eram considerados traidores, uma vez que muitos deles eram também judeus, e comparados aos piores pecadores. Zaqueu havia conquistado fortuna e tinha poder sobre as pessoas, mas era pobre em relacionamentos e miserável espiritualmente.
Naquela época não era comum chamar um estranho para ir em sua casa. Jesus não disse que primeiro deveria se arrepender dos pecados.  Jesus conhece nossas intenções, nos acha no meio ao “sicômoro”. Seu tronco é muito forte e seus galhos crescem muito próximos do chão, formando uma espécie de banqueta a menos de um metro de altura, possibilitando a subida a esta plataforma de onde brotam os ramos e dali, como num tamborete, pode-se melhor olhar os que passam abaixo. O tronco curto e robusto logo se ramifica com os ramos mais baixos perto do solo, e isto tornava a árvore conveniente à beira da estrada para um homem baixo, tal como Zaqueu, subir nela para ver Jesus.

Observe o poder da transformação na vida de um homem. Deus tem o poder de transformar a vida das pessoas que permitem que ELE as transforme, e isso inclui caráter, conversão, dar nova forma.
O cristão sabe que, quanto mais se aproxima de Deus, mais se torna consciente de seu próprio pecado.
Quanto mais o cristão se torna semelhante a Cristo, mais percebe o quanto está distante do Mestre.
Zaqueu apenas estava tão próximo de Cristo que isso o deixava dolorosamente consciente de seus pecados.
Os que de bom grado servem melhor a ti
São os que têm consciência do pecado dentro de si.
O reconhecimento dos seus erros e a pronta disposição para repará-los foram evidência de que a salvação acontece com aquele homem.
Ao encontrar com Jesus, Zaqueu encontra o bem maior que o libertou do apego a bens, símbolos e status. A generosidade nasce no coração de que tem a Jesus.
O contato com o amor de Deus também leva Zaqueu à reparação no plano social, não apenas devolvendo o que roubou, mas distribuindo bens aos necessitados. Na mentalidade individualista atual, corremos o risco de não deixar os “Zaqueus de hoje” chegaram até esse processo mais profundo de responsabilidade social.
Reparar o dano causado e, mais do que isso, solidarizar-se com os aflitos mostram que a “salvação nesta casa” inclui a dimensão do outro.
A chegada do Reino de Deus significa não apenas salvação individual e familiar, mas faz com que o amor de Deus derramado numa casa alcance toda a comunidade.
Transformação de Zaqueu, o gesto de Jesus mostra a Zaqueu que era importante, Jesus viu além dos pecados.

MUDANÇAS QUE DEUS FEZ NA VIDA DE ZAQUEL E FAZ NA VIDA DAS PESSOAS QUE DEIXAM QUE ELE TRANSFORME:

1)       IDENTIDADE – Quando Jesus diz que quer entra em casa, Ele quer abençoar, salvar e dar alegria.  A primeira coisa que Jesus se preocupa na vida de Zaqueu é com a sua identidade! Quando o SENHOR entra em nossa vida ELE muda nossa identidade por inteiro. Jesus está dizendo: – “Eu posso mudar a tua identidade” – Assim como Ele mudou a de Jacó que é um nome que tem um significado complicado, porque, Jacó significa enganador; mas DEUS deu a ele o novo nome de Israel (Gn.32:28). O SENHOR estava entrando na vida de Zaqueu para dizer “EU mudo o teu caráter”. Deus não viola a vontade de ninguém, Ele não nos obriga a servi-lo, mas, tudo que fizermos deve ser por AMOR.
2)        
2) ÁREA MORAL – A segunda coisa que Jesus transforma estar relacionado a área moral. Zaqueu diz “olha SENHOR estou dando a metade dos meus bens aos pobres e se alguém eu extorqui alguma coisa, devolverei quatro vezes mais”.
A lei dizia que se alguém roubar, deveria devolver 20% a mais, Zaqueu devolveu 400% a mais.
– Que poder que o evangelho tem de mudar a vida das pessoas. Só a presença de JESUS fez com que Zaqueu reconhecesse que era miserável pecador e necessitava da Graça de Deus, disse – “se tenho defraudado alguém vou restituir”. Quando Deus entra na vida de alguém Ele transforma. Quantas pessoas têm perdido a oportunidade de ser transformadas!… Muitos querem que Deus faça tudo por eles, porém, não fazem nada para Deus! Diga – “Faça algo para Deus!” Fale – “Transformação!” Houve, também, transformação no humor de Zaqueu, pois, a Bíblia diz que ele recebe o SENHOR JESUS com alegria, porque de fato e de verdade o evangelho havia entrado na vida dele. Quero ministrar nesta noite, transformação! Deus ministra transformação, mas, se não permitimos, nada vai acontecer! Existem áreas em nossa vida que Deus quer continuar transformando, talvez, você pergunte – “Quando vai parar pastor? Quando estivermos na Glória! Zaqueu foi transformado no seu testemunho pessoal, pois, era alguém que roubava e mentia; pergunto – “O seu testemunho já mudou? Ou você continua barraqueiro (a)…? Quando Deus encontrou com a mulher Samaritana ela saiu pregando o evangelho e falou – “eu conheci o Messias!” O mesmo Jesus daquela época é o que está aqui hoje! Jesus entrou na vida de Zaqueu e o transformou por completo!
O que é que as pessoas olham para a sua vida e dizem que precisa de transformação?
O que é que você olha para sua vida e ver que precisa de transformação?

Creia! Pois a Palavra de Deus é viva e eficaz, e mais afiada do que espada de dois gumes; ela penetra até o ponto de dividir alma e espírito, juntas e medulas, e julga os pensamentos e intenções do coração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário