C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

quinta-feira, 21 de abril de 2011

O Pentateuco

SEÇÃO A – O Pentateuco

Pentateuco é o nome dado ao grupo dos primeiros cinco livros do Antigo Testamento. A palavra “Pentateuco”, de origem grega, quer dizer “cinco volumes”. Os judeus o chamam de “ALei” (Torá). O Pentateuco começa com a criação do mundo e vai até a morte de Moisés.
O Pentateuco é reconhecido pelos judeus de todo o tempo como escrito por Moisés (Mc. 12.19).  Jesus aceitou que Moisés era também o autor do Pentateuco (mc. 12.26; João 1:17 e 45).  
O “Pentateuco” é uma palavra grega que significa “conjunto de cinco livros”; e emprega-se, normalmente, como sinônimo do grupo dos cinco primeiros livros do Antigo Testamento. Na Bíblia hebraica estes livros formavam um grupo à parte intitulado “a Lei”, porque apresentam um caráter legal, embora tenham um número considerável de narrativas históricas. Por várias vezes se emprega este termo no Novo Testamento, referindo-se àqueles cinco livros (Mt 12.5; Jo 1.45; At 13.15; At 24.14; 1Co 14.34).
O Pentateuco para o judeu é um livro só, a Torah.  A lei, gênesis é um capítulo, para ele não tem nome, ele conhece o capítulo pela primeira palavra do texto. O primeiro capítulo do Pentateuco é bereshith, traduzido ao pé da letra significa “no princípio”. Alguns estudiosos acham que bereshith significa “encabeçando”. “Na cabeça de toda a criação Deus criou os céus e a terra”. “Antes de todas as coisas”, essa seria a idéia na sua raiz. A raiz de Bereshith é cabeça. Mas a tradução mais ampla é no princípio, então o título em hebraico é Bereshith ou no principio.
Quando foi feita a tradução dos setenta, os judeus resolveram dar um título que foi retirado de Gênesis 2:4 “Estas são as origens dos céus e da terra, quando foram criados; no dia em que o SENHOR Deus fez a terra e os céus”. Partindo deste texto os tradutores deram esse título “Gênesis”, origem para o texto grego. O latim apenas seguiu o nome, ele só foi adaptado ao latim e Jerônimo seguiu a Septuaginta “Gênesis”. Então o título nasce no grego, é acompanhado pelo latim e significa “origem” em hebraico “no principio” Bereshith.


Bibliografia:
·         Toda a Bíblia em um ano / Darci Dusilek,  Rio de Janeiro: Horizonal Editora, 2011.
·         Através da Bíbia livro por livro / Myer Perlman – São Paulo: Editora Vida, 2006
·         Bíblia da Família, Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006
·         A Bíblia: Origem e Formação / Ferreira, Damy, 1. edição. Rio de janeiro: Horizonal Editora. 2002.
·         Apostila e anotações das aulas O CONTEXTO POLÍTICO GEOGRÁFICO QUE DEU ORIGEM A FORMAÇÃO DE ISRAEL, com o Prof e Pr. Edson Tinoco no STBetel RJ.     
·         Sites: http://www.significado.origem.nom.br/nomes_biblicos/                 
                http://www.pibjo.org.br/pdf/genesis1.pdf
                   

Nenhum comentário:

Postar um comentário