C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

terça-feira, 19 de abril de 2011

Velho Testamento - livro de Números


1.      Números
Nome.  Números
Significado do Nome:   De acordo com o costume dos hebreus, este livro deveria se chama No Deserto, que é a tradução mais adequada do vocábulo hebraico bemidbar, que principia o texo do livro, narrando as jornadas do povo de Israel no contexto do deserto do Sinai, deserto do Negueve e deserto da região Transjordânia.
            Números é o título derivado do vocábulo Numeri da Vulgata que, por sua vez, traduz o termo grego arithmoi, utilizado na Septuagina (tradução grega dos textos do Antigo Testamento).  O título Números obviamente faz referencia aos dois recenseamentos das tribos de Israel que Deus ordenou, cujas instruções e execução encontram-se logo no início do livro.
Tema:  O serviço do Senhor não deveria ser feito de qualquer maneira, razão por que o livro nos apresenta o quadro de um acampamento, onde tudo é feito segundo a primeira lei do céu – a ordem.  O povo é numerado de acordo com as tribos e famílias; para cada tribo é designado o seu lugar no acampamento; a marcha e o acampamento são regulados com precisão militar; e no transporte do tabernáculo cada levita tem a sua tarefa.
Autor:  Moisés
Palavra – chave:  Servir – (vemos nessa leitura do livro Israel servir).
Versículo – chave: “ O Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e te conceda graça” (Num. 6.24,25)
Número de capítulos: 36 capítulos
Em que grupo se insere: Lei
Datas aproximadas em que se passaram os fatos do livro:  39 anos de peregrinação do povo de Israel pelo deserto, desde cerca de 1490 aé 1451 a.C.
Breve esboço do Livro:  é apresentado aqui um esboço do livro de Números de acordo com as jornadas principais de Israel:
I.                    No deserto do Sinai (caps. 1-9)
II.                 Do Sinai a Cades  (Caps. 10-19)
III.               De Cades a Moabe (Caps. 20-36).

Nenhum comentário:

Postar um comentário