C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Velho Testamento - livro de 2 Samuel

1.      2 Samuel

Nome.   2 Samuel
Significado do Nome:  O livro de Samuel poderia ter um outro título pelo seu conteúdo, por exemplo, Livro de Davi, porque ele narra do início ao final o reinado de Davi, o que o torna semelhante a 1 Crônicas.  O livro de Samuel é um só e que foi dividido em 2 na Septuaginta, portanto, estamos diante de uma continuação natural do primeiro livro.
Tema:   “A Instituição da Monarquia em Israel”.
O Segundo Livro de Samuel conta a sua história, que foi rei de Judá, no Sul ( capítulos 1-4). Depois ele foi rei de toda a nação, incluindo Israel, no Norte (capítulos 5-24). O livro narra as lutas de Davi contra os inimigos de dentro e de fora, para se firmar no poder e para estender o seu reino. Davi era homem de profunda fé e devoção a Deus e como líder foi capaz de conquistar a lealdade do seu povo. Mas ele também cometeu pecados de crueldade e violência, que a Bíblia não esconde. Porém, quando o Natã, o profeta, apontou a Davi os seus pecados, ele os confessou e aceitou o castigo de Deus
Autor:  Levando-se em conta que os dois livros formam uma unidade, a questão da autoria de 2 Samuel é a mesma que foi apresentada para 1 Samuel.  A atribuição tradicional da autoria ao próprio profeta Samuel não é aceitável, uma vez que a morte dele aconteceu bem antes dos eventos registrados neste livro.
Palavra – chave:  Obediência.  O segundo também é direcionado a essa palavra chave, pois quando Davi peca, reconhece seu erro, e diferente de Saul, se arrepende de todo o seu coração, aceitando o castigo que lhe é imposto por Deus, como conseqüência do seu erro.
Versículo – chave: “Porém a tua casa e o teu reino serão firmados para sempre diante de ti; teu trono será firme para sempre.” (2 Sm. 7.16)
Número de capítulos:   25capítulos
Em que grupo se insere: Históricos.
Datas aproximadas em que se passaram os fatos do livro:  2 Samuel começa com Davi recebendo a notícia da morte de Saul até a compra do local do templo.   O reinado de Davi durou aproximadamente de 1010 a 970 a.C.
Breve esboço do Livro: 
I.                   A elevação de Davi (caps. 1-10)
II.                A queda de Davi  (caps. 11-20)
III.             Os últimos anos de Davi  (caps. 21-24)
IV.             Rute recompensada (cap. 4)



Bibliografia:
·         Toda a Bíblia em um ano / Darci Dusilek,  Rio de Janeiro: Horizonal Editora, 2011.
·         Através da Bíbia livro por livro / Myer Perlman – São Paulo: Editora Vida, 2006
·         Bíblia da Família, Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006
·         A Bíblia: Origem e Formação / Ferreira, Damy, 1. edição. Rio de janeiro: Horizonal Editora. 2002.
·         Apostila e anotações das aulas O CONTEXTO POLÍTICO GEOGRÁFICO QUE DEU ORIGEM A FORMAÇÃO DE ISRAEL, com o Prof e Pr. Edson Tinoco no STBetel RJ.     
·         Sites: http://www.significado.origem.nom.br/nomes_biblicos/                 
                http://www.pibjo.org.br/pdf/genesis1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário