C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Velho Testamento - Livro de Salmos

Nome.   Salmos
Significado do Nome:  A palavra salmo deriva de uma palavra grega que significa “um poema cantado para acompanhamento musical.”  O vocábulo hebraico correspondente é tehilim, que significa “louvores”.  È verdade que nem todos os salmos são hinos de louvor, embora muitos o sejam.
Tema:  Adoração ( é uma coleção da poesia hebraica inspirada, que mostra a adoração e descreve a s experiências espirituais do povo judaico.  É a parte mais íntima do AT dá-nos uma revelação do coração do judeu santo, e percorre todas as escalas de suas experiências com Deus e a humanidade.  Nos livros históricos vemos Deus falando sobre o homem,  descrevendo seus fracassos e seus êxitos; nos livros proféticos vemos Deus falando ao homem, advertindo os ímpios e consolando os justos à luz do futuro.   Mas, em Salmos, vemos o homem falando a Deus, derramando o seu coração em oração e louvor e falando de Deus, descrevendo-o e exaltando-o pela manifestação de seus gloriosos atributos.  
Autor:  Alguns salmos são de origem anônima e há dúvida quanto à autoria de alguns.  Os autores geralmente reconhecidos são os seguintes:
Davi. É considerado autor de 71 salmos que levam os seu nome;
Asafe. Diretor do serviço do coro do templo no tempo de Davi; também profeta (1Cr. 39; 2 Cr. 29.30). Autor dos salmos  50,73,83
Salomão: Rei de Israel, autor dos salmos 72 e 127;
Moisés. Líder e legislador de Israel. Autor do salmo 90;
Hemã. Cantor e profeta do rei ( 1Cr. 6.33; 15.19; 25.5,6 );
Esdras.  Escriba que ensinou a lei aos judeus depois do cativeiro;
Eta. Cantor ( 1Cr. 15.19), autor do salmo 89;
Ezequias. Rei de Judá;
Os filhos de Corá. Dirigentes do culto em Israel, autores dos salmos 42-49,84-85,87-88.
Jedutm. Cantor-mor do tabernáculo (1Cr. 16.41,42;25.6).
            Como se vê a autoria do livro dos Salmos é de natureza múltipla conforme as indicações acima mencionadas.  Entretanto, não se sabe exatamente quem fez o trabalho redacional de juntá-los formando a atual coleção de 150 salmos.



Palavra – chave:  Adoração.  Deus deve ser louvado em todas as circunstâncias da vida; e isto por causa da sua fidelidade no passado, que é uma garantia de sua fidelidade no futuro.
            Não temos o registro da música que acompanhava o cântico dos salmos nas sinagogas dos judeus onde era amplamente utilizado.  Os Salmos também foram usados nos cultos dos cristãos primitivos.  Evidências da utilização dos Salmos na liturgia cristã primitiva podem ser encontradas em Colossenses 3.16, Tião 5.13 e Efésios 5.18-19.
Versículo – chave: “ Ó Deus, examina-me e conhece o meu coração!  Prova-me e conhece os meus pensamentos. Vê se há em mim algum pecado e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmo 139. 23-24)
Número de capítulos:  150 capítulos
Em que grupo se insere: Poéticos.
Datas aproximadas em que se passaram os fatos do livro:   Em termos gerias, pode-se atribuir a data de composição dos salmos a três períodos: 
1)  Pré-exilico. Isso inclui aqueles salmos que assemelham aos cânticos Ugaríticos, os Salmos reais, e aqueles que mencionam o Reino do Norte. 
2)  Exílico.  Isso incluiria os cânticos que lamentam a queda de Jerusalém e clamam por vingança contra os Edomitas e outros inimigos do povo de Deus. 
3)   Fase inicial do pós-exílio.  São aqueles que dão ênfase à Lei escrita, como por exemplo, o Salmo 119.
Breve esboço do Livro:  Os Salmos estão divididos em cinco livros.  Torna-se praticamente impossível estruturar os Salmos por assunto tamanha a variedade dos temas neles abordados.  Nesse sentido ele difere dos livros históricos e proféticos do Antigo Testamento.  Cada um dos cinco livros que compõem os Salmos encerra com uma doxologia, veja a divisão abaixo:

I.                   Livro I     (caps.   1 - 14)     -  Doxologia:   41.13
II.                Livro II    (caps. 42 - 72)     -  Doxologia:   72.18-19
III.             Livro III  (caps. 73 - 89)      -  Doxologia:   89.52 
IV.             Livro IV  (caps. 91 - 106)     - Doxologia:   106.48 
V.                Livro V    (caps. 107-150)    - Doxologia:   150.6


Bibliografia:
·          Toda a Bíblia em um ano / Darci Dusilek,  Rio de Janeiro: Horizonal Editora, 2011.
·          Através da Bíbia livro por livro / Myer Perlman – São Paulo: Editora Vida, 2006
·          Bíblia da Família, Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006
·          A Bíblia: Origem e Formação / Ferreira, Damy, 1. edição. Rio de janeiro: Horizonal Editora. 2002.
·          Apostila e anotações das aulas O CONTEXTO POLÍTICO GEOGRÁFICO QUE DEU ORIGEM A FORMAÇÃO DE ISRAEL, com o Prof e Pr. Edson Tinoco no STBetel RJ.
·          Sites: http://www.significado.origem.nom.br/nomes_biblicos/                
                http://www.pibjo.org.br/pdf/genesis1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário