C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Velho Testamento - Livro de 1 Crônicas

1.      1 Crônicas

Nome.   1 Crônicas
Significado do Nome:   O título hebraico é:  “DIVERE HAYAMIM” (Palavra dos dias). É um diário = anais (“os eventos cronológicos do período”).  Na Vulgata Latina – CRONICUM TOTAE HISTORAE DIVINAE.
Tema:   Os livros de crônicas abrangem, na sua maioria, a matéria que se encontra em 2 Samuel e 1e2 Reis.  Os tradutores da Bíblia referem-se a estes livros como “as coisas omissas”, porque fornecem muitas informações que não estão nos livros dos Reis.  O autor é um sacerdote, sua preocupação é com templo.
            Esse livro é paralelo a 2 Samuel. 1 Crônicas é semelhante a 2 Samuel. Fala da descendência de Saul, quem são os pais de Saul, sua ascendência, depois fala de sua morte. Não fala de seu reinado, não conta a história de como Davi foi chamado. Já começa com Davi como rei. O que interessa saber de Saul é que ele foi o primeiro rei e morreu, com ele se estabeleceu a monarquia. Esse é só um elemento de ligação entre as genealogias e Davi.
Autor:  A tradição atribui a sua autoria a Esdras.
Palavra – chave:  Auxílio. Os livros de Crônicas foram escritos com a finalidade de ajudar os judeus do período pós-exílio a compreenderem a sua história, especialmente a razão do exílio, o culto a Deus, a centralidade e importância do templo e questões relacionadas.
Versículo – chave: “Deus fez uma aliança com Jacó para sempre, fez com ele uma aliança eterna.” (1 Crônicas 16. 17)
Número de capítulos:   29 capítulos
Em que grupo se insere: Históricos.
Datas aproximadas em que se passaram os fatos do livro:  Os livros 1 e 2 Crônicas, abrangem desde a morte de Saul até o decreto de Ciro, um período de 520 anos; de 1056 a 56 a.C.

Breve esboço do Livro: 
I.                   As genealogias (caps. 1.1 – 9.44)
II.                O plano redentivo de Deus por intermédio de Davi  (caps. 10.1 – 20.8)
III.             O plano redentivo de Deus relacionado à adoração  (caps. 21.1 – 29.30)

Nenhum comentário:

Postar um comentário