C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Velho Testamento - Os Livros Poéticos

Os Livros poéticos

A     A tradição cristã classifica os livros primeiro no Pentateuco, Históricos e depois Poéticos que são:
- JÓ; SALMOS; PROVÉRBIOS; ECLESIASTES; CANTARES; LAMENTAÇÕES; JEREMIAS (PARTE); ISAÍAS (PARTE).
            Esses cinco primeiros livros são chamados poéticos, uma classificação diferente da dos judeus, que os chamam de literatura de sabedoria. A poesia hebraica não se restringe a esses cinco livros, está incluído o livro de Lamentações de Jeremias todo, parte do livro profético de Jeremias que é quase todo poético, Jeremias escreve suas profecias em forma de poesia e parte do livro de Isaías que também escreveu muitos trechos de suas profecias em forma de poesia.
Durante muitos anos as traduções evangélicas, por economia, não faziam distinção nenhuma na sua diagramação entre o que era poesia e o que era prosa. A literalidade da tradução é muito mais importante do que a forma poética e para se manter uma tradução mais próxima possível do texto hebraico perde-se na capacidade literária. Ganhamos no sentido das palavras, mas perdemos a força poética. A chamada Bíblia de Jerusalém deu uma forma gráfica diferenciada na parte de prosa e de poesia. A poesia foi escrita não em forma corrida, mas em forma de verso dentro do ritmo hebraico, com tamanhos diferenciados na diagramação. Seguindo essa idéia a NVI e a Nova Tradução na Linguagem de Hoje também fizeram isso.
Na poesia clássica ocidental os principais elementos são a rima e a métrica, mas na poesia hebraica os elementos fundamentais são ritmo e paralelismo. Ao invés de uma métrica encontramos um ritmo e ao invés de uma medição de sílabas encontramos uma cadência que é colocada dentro da poesia. Algumas vezes essa cadência é tão enfática que o autor pega a idéia principal e a remete em todos os versos, como no salmo que diz: “A sua misericórdia dura para sempre”, ele está criando nesse trecho um ritmo que vai dar a cadência do salmo.
O paralelismo é “uma rima de idéias”, é uma combinação de pensamentos. Esses são os dois elementos que marcam de uma maneira bem simples a maior parte de toda a poesia hebraica. Geralmente são usados três tipos de paralelismo; o sinônimo, antitético e o sintético.

Bibliografia:
·         Toda a Bíblia em um ano / Darci Dusilek,  Rio de Janeiro: Horizonal Editora, 2011.
·         Através da Bíbia livro por livro / Myer Perlman – São Paulo: Editora Vida, 2006
·         Bíblia da Família, Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006
·         A Bíblia: Origem e Formação / Ferreira, Damy, 1. edição. Rio de janeiro: Horizonal Editora. 2002.
·         Apostila e anotações das aulas O CONTEXTO POLÍTICO GEOGRÁFICO QUE DEU ORIGEM A FORMAÇÃO DE ISRAEL, com o Prof e Pr. Edson Tinoco no STBetel RJ.
·         Sites: http://www.significado.origem.nom.br/nomes_biblicos/                 
                http://www.pibjo.org.br/pdf/genesis1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário