C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

terça-feira, 19 de abril de 2011

Velho Testamento - livro de 1 Samuel


1.      1 Samuel
Nome.  1 Samuel
Significado do Nome:  O nome de um dos personagens centrais.   Porque o personagem principal deste livro é Davi.  No HEBRAICO: SHEMOEL – significa “Ouvir a Deus” ou “Seu nome é Deus”, esse nome é resultado de aglutinação de raízes o que torna sua tradução difícil.
Tema:  “A Instituição da Monarquia em Israel”.  O Livro de Samuel é um livro de transição.  É o registro da passagem do governo de Israel por juízes ao governo por reis, e da passagem do governo de Deus, o Rei invisível – que tornou Israel diferente das outras nações – ao governo de um rei visível que o igualou às outras nações. 
            Por intermédio do ministério profético de Samuel, Deus estabeleceu a monarquia de Israel escolhendo Davi, “um homem segundo o seu coração”, para governar o seu povo (13.14).   1 Samuel nos ajuda a perceber que Deus é o Senhor da história.  Seus planos soberanos são realizados e levados a termo a despeito das falhas humanas.
Autor:   TALMUDE – afirma que Samuel é o autor.   A TRADIÇÃO CRISTÃ – declara que a autoria é de Samuel, Natã e Gade.    Essa tese da Tradição Cristã tem sua base em 1º Crônicas 29:29
Palavra – chave:  Obediência.  A frase mais marcante do livro e: “é melhor obedecer do que sacrificar”..
Versículo – chave: “O homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” (1 Sm 16.7b)
Número de capítulos:   31 capítulos
Em que grupo se insere:  Históricos.
Datas aproximadas em que se passaram os fatos do livro:  Estende-se desde o nascimento de Samuel até a morte de Saul, abrangendo um período de 115 anos; de mais ou menos 1171 a 1056 a.C.   O reinado de Saul durou aproximadamente de 1030 a 1010.
Breve esboço do Livro:   O conteúdo desse livro gira em torno de três pessoas:  Samuel, um patriota e juiz de coração humilde e consagrado, que servia a Deus obedientemente;  Saul, um rei egoísta, ciumento e obstinado, censurável e desleal com seu Deus; Davi, ‘um homem segundo o coração do SENHOR’ (13.14; At 13.22), o doce cantor de Israel, um varão de oração e louvor, provado, disciplinado, perseguido e finalmente coroado rei de todo Israel”.
I.                    Samuel (caps. 1-7)
II.                 Saul  (caps. 8-15)
III.               Davi  (caps. 16-31)


Bibliografia:
·         Toda a Bíblia em um ano / Darci Dusilek,  Rio de Janeiro: Horizonal Editora, 2011.
·         Através da Bíbia livro por livro / Myer Perlman – São Paulo: Editora Vida, 2006
·         Bíblia da Família, Barueri, SP: Sociedade Bíblica do Brasil, 2006
·         A Bíblia: Origem e Formação / Ferreira, Damy, 1. edição. Rio de janeiro: Horizonal Editora. 2002.
·         Apostila e anotações das aulas O CONTEXTO POLÍTICO GEOGRÁFICO QUE DEU ORIGEM A FORMAÇÃO DE ISRAEL, com o Prof e Pr. Edson Tinoco no STBetel RJ.     
·         Sites: http://www.significado.origem.nom.br/nomes_biblicos/                 
                http://www.pibjo.org.br/pdf/genesis1.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário