C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

terça-feira, 19 de abril de 2011

Velho Testamento - livro de Rute


1.      Rute
Nome.  Rute
Significado do Nome:  O livro de Rute recebe esse nome e virtude de sua heroína, cuja devoção a Deus e amor por sua família têm recebido o louvor de gerações de leitores.
Tema: O livro de Rute fornece um quadro muito triste de Israel, do ponto de vista nacional; Rute apresenta-nos um quadro luminoso desse período em relação à fidelidade e beleza do caráter de certos indivíduos.
            Além de ser uma das histórias mais bóias da Bíblia, o livro de Rute é interessante pelo fato de sua heroína ser uma gentia.
            Acima de tudo, Rute é uma história sobre a fidelidade de Deus.  Deus foi fiel preservando uma linhagem familiar da qual – no tempo de Deus – nasceu Davi e, posteriormente, Jesus.  A história de Rute nos lembra que a nossa fidelidade desempenha um importante papel no cumprimento das promessas de Deus
            O livro tem seu apogeu na genealogia, no último capítulo
Autor:  A autoria do livro é desconhecida. O nome deriva do seu caráter principal. Uma tradição judaica antiga atribui sua autoria ao profeta Samuel.  Todavia, não se pode afirmar essa autoria com segurança. 
Palavra – chave:  Fidelidade,  fidelidade de Deus.
Versículo – chave: “Seja ele abençoado pelo Senhor, que não deixa de ser leal e bondoso...” (Rt. 2.20 )
Número de capítulos:  4 capítulos
Em que grupo se insere:  Históricos.
Datas aproximadas em que se passaram os fatos do livro:  O livro abrange um período de dez anos, provavelmente durante a época de Gideão.
Breve esboço do Livro:  Esboço dado pelo Dr. Scofield:
I.                    Rute decide (cap. 1)
II.                 Rute serve  (cap. 2)
III.               Rute descansa  (cap. 3)
IV.              Rute recompensada (cap. 4)

Nenhum comentário:

Postar um comentário