C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Velho Testamento - livro de Esdras

1.      Esdras

Nome.   Esdras
Significado do Nome: No Hebraico: Aquele Que Socorre.  (Deus é auxílio).
Tema:   No texto hebraico e na versão dos LXX, Esdras e Neemias constituem um só livro, com o título comum de Esdras. Mas já no tempo de Orígenes (inícios do séc.III) eram divididos em dois. Na Vulgata latina são intitulados I e II de Esdras. Desde épocas longínquas, porém, chamam-se habitualmente Esdras e Neemias, nomes tomados da principal personagem de cada um deles.
O livro é continuação do segundo livro das Crônicas.  Ele descreve a volta de alguns dos israelitas que estavam prisioneiros na Babilônia,  a vida deles em Jerusalém e a adoração no templo.  A idéia predominante de Esdras é a restauração.  Tendo assim com tema principal o fato que Deus usa reis pagãos e líderes tementes a Deus para restaurar seu povo, restabelecer o culto e a adoração no Templo e reavivar a Lei de Moisés.
Autor:  A tradição judaica atribui a autoria do livro ao escriba Esdras. Não se pode demonstrar de forma cabal que ele realmente seja o autor, mas parece não haver dúvidas de que Esdras tenha contribuído com anotações pessoas para o livro que tem o seu nome e que ele, provavelmente, tenha tido um papel importante na compilação.
Palavra – chave:  Restauração.  O verdadeiro avivamento é aquele que se fundamenta no conhecimento e na prática dos preceitos da Palavra de Deus.  O verdadeiro avivamento causa impacto na vida das pessoas como um todo. Quando Deus se faz presente o verdadeiro avivamento se projeta e  impacta a própria sociedade como um todo.
Versículo – chave: “Esdras havia dedicado a sua vida a estudar,e a praticar a Lei do SENHOR, e a ensinar todos os seus mandamentos ao povo de Israel.” (Esdras 7.10)
Número de capítulos:  7 capítulos
Em que grupo se insere: Históricos.
Datas aproximadas em que se passaram os fatos do livro: Esdras abrange desde a volta da Babilônia até o estabelecimento na Palestina, um período de mais ou menos 79 anos, de 536 a 457 a.C.
Breve esboço do Livro: 
I.                   O primeiro grupo volta da Babilônia (caps. 1.1 – 2.70)
II.                O templo é reconstruído e inaugurado  (caps. 3.1 – 6.22)
III.             Esdras volta com outro grupo (caps. 7.1 – 10.44)

Nenhum comentário:

Postar um comentário