C A H E R J

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Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

sábado, 17 de setembro de 2011

Leitura em Hospitais Pediátricos

Leitura em Hospitais Pediátricos: uma experiência de humanização à criança hospitalizada
Maria Cristina Paiva Hass – Coordenadora PBVH/IPPMG/UFRJ

O Projeto Biblioteca Viva em Hospitais reúne 3 Instituições que se preocupam com as condições de vida e o atendimento de crianças e  jovens no Brasil.
São elas: Ministério da Saúde, Fundação Abrinq Pelos Direitos da Criança e o Banco Citibank.
O hospital é um  local totalmente desconhecido da criança e  ela passa a conviver com situações de doenças e por vezes até  a morte.
Preocupados com essa situação e apostando em um trabalho de equipe com voluntariado, o Projeto Biblioteca Viva em Hospitais foi implantado em 5 unidades, sendo 3 no Rio de Janeiro e 2 em São Paulo. São eles: (Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira/UFRJ, Instituto Fernandes Figueira/Fundação Oswaldo Cruz e Hospital Municipal Jesus – Instituto da Criança Prof. Pedro de Alcântara/SP e Hospital São Paulo/SP.
Uma vez internada a criança é afastada do seio familiar, dos brinquedos, dos amigos  e da escola. Esse afastamento gera um sentimento de culpa, desenvolvendo fobias, depressão, hiperatividade e por vezes perdendo até o seu referencial.
Segundo (Biermann, 1980), A hospitalização, em determinada situações, constitui um risco igual ou maior que aquele da própria doença que a originou. (Spitz, 1946), descreve a síndrome do hospitalismo (grave depressão e isolamento afetivo).
O trabalho recreativo, em unidade com internação pediátrica, contribui para o bem-estar da criança, ocupando sadiamente muito seu tempo de cura e restabelecimento, preservando o princípio  básico da saúde integral.
Acreditamos ser a humanização alcançada em ambiente hospitalar, através deste atendimento, um exemplo a ser perseguido porque mesmo doente, a criança precisa brincar.
Poder falar das histórias, se identificar com personagens, rir e se emocionar com os contos, painéis e com as imagens contidas nos livros, proporciona a criança um espaço para imaginar a brincar ,  mesmo imobilizada.
Lendo e contando histórias, também estamos ampliando seu repertório, seu universo intelectual e sua formação como leitor.
 Para este fim o Projeto conta com um acervo literário de 1100 livros infanto-juvenil, carrinhos coloridos para transportá-los, almofadas, tapetes, mochilas, etc.. levando para dentro do hospital um jeito alegre, irreverente. Essas atitudes  mudam a idéia de que criança em hospital seja só um paciente e não mais criança.
 No IPPMG  a  mediação de leitura acontece em diferentes espaços físicos do hospital (ambulatório atendimento, enfermarias, materno-infantil)
Os livros são apresentados à criança podendo despertar ou não interesse pela história. E cabe ao mediador respeitar a sua  vontade  e o tempo em que ela deseja para ouvir as histórias.
São esses, os objetivos específicos do Projeto:
·         Aumentar a aceitabilidade da criança ao tratamento e a situação de internação hospitalar;
·         Agregar situações estimuladora ao processo de cura da criança;
·         Garantir, a rescontituição de um espaço de vitalidade no que se refere não apenas à doença;
·         Propiciar o alívio de tensões e  mudança favoráveis no quadro psicológico das crianças;
·         Facilitar a integração das crianças e seus familiares com o corpo funcional do hospital através da mediação de leitura;
·         Possibilitar que crianças e jovens em situação de internação hospitalar tenham acesso a livros de qualidade e a leitura mediada;
·         Ampliar os espaços onde a leitura seja oferecida para as populações com menos acesso a livros e menores possibilidades de aquisição dos mesmos;
·         Propor a leitura como forma de prazer favorecendo assim a familiarização com os livros.
Bibliografia consultada:
BETTLELHEIM, Bruno. Psicanálise dos Contos de Fadas. Ed. Paz e Terra, 1980. Coleção Literatura e Teoria Literária. Vol. 24.
CECCIM, Ricardo Burg e CARVALHO, paulo R. Caevalho (Orgs) Criança hospitalizada; atenção integral como escuta  à vida. Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Porto Alegre, 1997. 195 p.
PERROTI, Edimir. O Texto Sedutor na Literatura Infantil. São Paulo, Editora Ícone, 1986.

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