C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

O Stress e sua influência no ambiente de trabalho e na qualidade de vida.


O Stress e sua influência no ambiente de trabalho e na qualidade de vida.
Enf.ºAlisson Daniel Fernandes da Silva
Vivemos hoje em um mundo cheio de desafios e obstáculos e acabamos priorizando nossas atividades profissionais e esquecendo nossa saúde.
O stress é um dos principais motivos que prejudicam nosso rendimento no trabalho e nossa qualidade de vida. Assim podemos definir o stress como uma entidade que causa transtornos mentais e físicos onde o indivíduo perde a capacidade de distinguir experiências reais das suas expectativas pessoais. Ou ainda pode ser relacionado com um distúrbio que leva a agressão e ao desconforto da pessoa estressada, que ainda terá que arcar com as conseqüências do seu ato impensado.
No trabalho situações que podem levar ao stress são aquelas relacionadas a reuniões, resolução demorada dos processos administrativos, operacionais e conflitos pessoais com os colegas de trabalho. Em nossa vida pessoal, outros motivos estão associados como casos de morte, nascimento, casamentos, doenças com familiares e amigos. Estão relacionados também problemas de ordem financeira e amorosa.
Quando estamos estressados nossa imunidade também diminui em função do cortisol liberado pelas nossas glândulas supra-renais, sendo que a principal causa do aumento do cortisol na corrente sanguínea é a destruição dos glóbulos brancos, que são células de defesa do organismo.
O tratamento do stress pode ser farmacológico com a utilização de antidepressivos ou também através de atitudes que buscam a nossa reflexão e a partir daí, modificarmos a maneira de conduzir os fatos estressantes.
Na área da enfermagem, muitos profissionais trabalham no seu limite, e muitos fatores contribuem para isso, dentre eles podemos citar:
Ø Trabalho em dois empregos;
Ø Condições precárias de trabalho;
Ø Baixa remuneração;
Ø Excesso de serviço.
Os dirigentes das instituições de saúde não valorizam o trabalho da enfermagem e a falta de investimento na qualidade de vida destes profissionais acaba refletindo na assistência prestada ao paciente.
A carga excessiva de trabalho demonstra que a qualidade da assistência ficará prejudicada por mais que este profissional seja dedicado, atencioso e tecnicamente capaz. As exigências aumentam a cada dia e os profissionais de enfermagem não conseguem acompanhar esta demanda, não conseguem realizar cursos de atualização e com isso, ficam sempre desatualizados.
Existem instituições que conseguem aliar condições de trabalho, remuneração, atualização e qualidade de vida dos seus profissionais, mas ainda temos muito a progredir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário