C A H E R J

C A H E R J
Capelania Evangélica do Rio de Janeiro

sábado, 17 de setembro de 2011

Projeto Mãos e Coração

http://www.capelania.com/2008/abceh-acao-social/projeto-maos-e-coracao.html

www.capelania.com


Objetivo Geral

Oferecer abrigo, consolo, orientação, apoio emocional, espiritual, desenvolvimento de habilidades e atendimento social a: 1. pacientes hospitalizados; 2. seus cuidadores/familiares;
1. Alcance e Estratégia:
O Projeto Mãos e Coração é desenvolvido em três ambientes: hospitalar, domiciliar e em Casa de Acolhimento.
Os hospitais são os pontos de partida para o atendimento na CASA de Acolhimento, pois é onde são criados os vínculos e observadas as necessidades, a partir das quais são elaboradas as estratégias para o suprimento.
As oficinas de artesanato com as crianças hospitalizadas e suas mães são realizadas diariamente, tanto no leito a leito como em sala anexa às enfermarias, e alcançam os hospitais:Instituto da Criança do HCFMUSP (ICr), Instituto de Tratamento de Câncer Infantil (ITACI), Hospital do Servidor Público Estadual (HSPE) e Instituto de Infectologia Emílio Ribas.

A Casa de Acolhimento, chamada de Casa de Aconchego, está atendendo desde junho de 2008:
1. As mães das crianças hospitalizadas nos hospitais Instituto da Criança do HC, I.I. Emílio Ribas e I. de Tratamento de Câncer Infantil, promovendo: oficinas de artesanato, de música, chás da tarde (Chá com Esperança), cursos de manicure, corte e costura, cabelereiro, computação e outros.  Oferecerá, também, a possibilidade de dormirem por algumas horas em camas (elas dormem por meses em cadeiras, nos hospitais) e de lavar e secar suas roupas (os hospitais não oferecem este serviço, o que causa grande transtorno principalmente às mães de vêm de outras regiões do Estado ou do país, e que não têm qualquer familiar nas proximidades, tornando-se as cuidadoras de tempo integral de seus filhos enfermos, e muitas vezes à morte.
2. Às crianças e adolescentes das famílias com AIDS:  cursos profissionalizantes  e oficinas de arte.
3. Às famílias com AIDS (triadas pelo Serviço Social do Hospital): doação mensal de cestas básicas; palestras sobre nutrição, higiene, aderência ao tratamento, música, espiritualidade e outros; atividades de artesanato; aconselhamento no luto.


2. Público-alvo:

1.  Crianças em longo período de hospitalização (Câncer e AIDS)
2. Crianças com doenças crônicas e degenerativas, em domicílio
3. Mães das crianças hospitalizadas
4. Famílias com AIDS atendidas no I.Infectologia Emílio Ribas
5. Filhos da AIDS (crianças e adolescentes)
6. Portadores de necessidades especiais (deficientes físicos)
7. Indivíduos excluídos do mercado de trabalho
 

DEPOIMENTOS


Eu, Maria Elena Ana Corrêa, agradeço as irmãs da Capelania Evangélica pelo trabalho de artesanato que fazem com as mães que passam a maior parte do dia dentro do hospital. Esse trabalho ajuda a relaxar a mente e o cansaço físico, não somente pelo artesanato, mas pelas palavras ditas, pela leitura da Palavra de Deus, nesses momentos muitas vezes tão difíceis. Tenho em minha casa um dos trabalhos dos trabalhos feitos, que é o do quadro (1º quadro do bebê) Não me esquecerei jamais! Deus abençoe a todos que dedicam as suas horas para estar junto com as mães. Vocês não sabem quanto é bom! Descobri que Deus se importa comigo”.

"Ajuda a manter minha família e não nos deixa passar fome. Aprendi que todos os dias temos que agradecer por tudo que temos”.
Kátia Cilene Sampaio

"Porque eu estou precisando deste alimento por falta de emprego. Aprendi a amar muito mais a Deus e escutar a sua Palavra com muito amor”.
Maria José Alves de Moura

"Ela é fundamental no complemento alimentar de meus quatro filhos. “Aprendi que temos que ser mais bondosos com o próximo”.
Marilena V.C. Silva

"Tem ajudado em muito minha família, pois estávamos com dificuldade. Aprendi a amar a Deus em primeiro lugar, pois Ele tem sido o alimento para as nossas almas”.
Solange Jovito da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário